Mercados

Pemex compra mais de 825 mil ações da Repsol YPF

Empresa mexicana aumentou sua participação na petrolífera espanhola com a operação

A Pemex possui 4,8% do cpaital da Repsol YPF (Philippe Desmazes/AFP)

A Pemex possui 4,8% do cpaital da Repsol YPF (Philippe Desmazes/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de julho de 2011 às 15h39.

México - A empresa pública Petróleos Mexicanos (Pemex) confirmou nesta segunda-feira à Agência Efe que no dia 13 de julho comprou "825.150 ações da Repsol YPF" através de sua filial P.M.I. Holding.

A companhia mexicana, que participa da espanhola Repsol desde 1979, confirmou assim sua primeira aquisição direta significativa no capital da Repsol desde 2008.

Com a operação, a Pemex se transformou no terceiro principal acionista da Repsol com 4,8% do capital, atrás da Sacyr, que conta com 20%, e da Criteria, que dispõe de 12,9%.

Na semana passada, a Pemex anunciou a emissão de um bônus nos mercados internacionais "por um valor total de US$ 1 bilhão" com vencimento em janeiro de 2021 destinado a financiar a "despesa de investimentos e operações de refinanciamiento da Pemex".

Além de ser o terceiro maior produtor de petróleo do mundo, a Pemex é o maior contribuinte fiscal do México e uma das poucas firmas do setor que desenvolve toda a cadeia produtiva da indústria, desde a prospecção, até a distribuição e a comercialização de produtos finais.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas espanholasIndústria do petróleoIndústrias em geralAçõesIndústriaEmpresas mexicanasPemexRepsol YPF

Mais de Mercados

Governo do Canadá intervém para deter greve da Air Canada

Após lucro fraco, Air Canada enfrenta greve que paralisa 200 voos diários para os EUA

O que EUA e Argentina têm em comum? Investidores veem 'paralelos preocupantes'

Do Drex à inteligência artificial 'explicável': As 5 inovações que vão mudar o mercado financeiro