Mercados

Para próxima eleição, mercado troca Doria por Alckmin

Em agosto, o prefeito de São Paulo era apontado como o vencedor da corrida eleitoral. Agora em novembro, quem lidera a pesquisa é Geraldo Alckmin

Doria: prefeito de São Paulo não é mais apontado por investidores como possível presidente (Nacho Doce/Reuters)

Doria: prefeito de São Paulo não é mais apontado por investidores como possível presidente (Nacho Doce/Reuters)

Karla Mamona

Karla Mamona

Publicado em 25 de novembro de 2017 às 08h05.

Última atualização em 25 de novembro de 2017 às 08h05.

São Paulo - Um levantamento realizado pela XP Investimentos, realizado com 211 investidores institucionais, afirma que Geraldo Alckmin será o vencedor da eleição presidencial de 2018.

O estudo, que foi realizado em novembro deste ano, perguntou aos investidores “quem seria o vencedor da eleição em 2018?” e não "em quem ele votaria". O governador de São Paulo foi apontado por 46% dos entrevistados.

Na pesquisa realizada anteriormente, o vencedor da eleição era João Doria, com 42%. Em agosto, Alckmin era citado por 38%.

No levantamento atual, o prefeito de São Paulo é citado por apenas 3% dos respondentes.

O apresentador Luciano Huck surge como o segundo mais apontado, com 19%, enquanto Jair Bolsonaro sobe de 3% para 17% na pesquisa de agosto para a de novembro.

o ex-presidente Lula, era citado por 6% dos investidores como ganhador da eleição presidencial. Atualmente, ele aparece com 2%.

A pesquisa de novembro também aponta Henrique Meirelles. O ministro da Fazenda aparece com 8%. Na pesquisa anterior, Meirelles não era citado.

Corrida pela presidência

A XP Investimentos também questionou os investidores de como será a próxima disputa presidencial.

Para 45%, 2018 será mais semelhante ao quadro visto em 1989, com uma disputa dividida entre várias candidaturas competitivas.

Outros 27% disseram que será polarizada entre um outsider e uma coalizão governista, enquanto 15% afirma que será polarizada entre 2 grandes partidos e 11% polarizada entre 2 outsiders.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresEleições 2018Geraldo Alckmingrandes-investidoresInvestidoresJair BolsonaroJoão Doria JúniorLuciano HuckMercado financeiroxp-investimentos

Mais de Mercados

Mercado intensifica aposta em alta de 50 pontos-base na próxima reunião do Copom

Ação da Agrogalaxy desaba 25% após pedido de RJ e vale menos de um real

Ibovespa fecha em queda, apesar de rali pós-Fed no exterior; Nasdaq sobe mais de 2%

Reação ao Fomc e Copom, decisão de juros na Inglaterra e arrecadação federal: o que move o mercado