Mercados

Países da UE fecham acordo para regular fundos

Entrave para acordo era o Reino Unido, que concentra 80% dos hedge funds europeus

Wolfgang Schaeuble, ministro das Finanças alemão: acordo deve ser adotado pelos 27 países do bloco até o ano que vem (.)

Wolfgang Schaeuble, ministro das Finanças alemão: acordo deve ser adotado pelos 27 países do bloco até o ano que vem (.)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de maio de 2010 às 09h49.

Bruxelas - Os ministros das Finanças da União Europeia acertaram nesta terça-feira, em Bruxelas, um projeto de regulação dos fundos especulativos, apesar das reticências britânicas.

O projeto prevê regular os fundos conhecidos como alternativos, ou seja, os fundos especulativos (hedge funds) e os fundos de capital de risco e de investimento.

Trata-se da primeira vez que a União Europeia se propõe a regular esses fundos, acusados de ter amplificado a crise financeira.

Os 27 países da UE terão que negociar agora com o Parlamento europeu, para obter um compromisso e adotar definitivamente o texto, o que se espera que seja concluído antes do verão europeu.

O projeto havia sido bloqueado até agora pela Grã-Bretanha, preocupada em proteger a City de Londres, onde estão 80% dos fundos especulativos que operam na Europa, e que, no ano passado, operaram com um trilhão de dólares.

Acompanhe tudo sobre:EuropaFundos de investimentoFundos hedgeLegislaçãoUnião Europeia

Mais de Mercados

Volvo volta a nomear Hakan Samuelsson como CEO em meio à crise tarifária dos EUA

Com olho na Ásia, JBS (JBSS3) investirá US$ 100 milhões em duas plantas no Vietnã

Blackstone avalia adquirir participação no TikTok nos EUA, dizem fontes

Enel protocola na Aneel pedido de renovação da concessão em SP por 30 anos