Mercados

Pacotão da economia; Bolsa sobe…

O pacote da distração Em meio à recessão econômica e à crise política que assola seu governo, o presidente Michel Temer e sua econômica anunciaram um pacote de medidas econômicas. Uma das medidas é a regularização de dívidas relativas a tributos de empresas e pessoas físicas com o governo. Será possível parcelar qualquer dívida tributária […]

GOVERNO TEMER: se não conseguir balancear estes dois conflitos ao longo dos dois anos de mandato que ainda lhe restam corre o risco de transformar as eleições de 2018 em uma corrida maluca de demagogos e incendiários / Marcos Corrêa/PR/Divulgação

GOVERNO TEMER: se não conseguir balancear estes dois conflitos ao longo dos dois anos de mandato que ainda lhe restam corre o risco de transformar as eleições de 2018 em uma corrida maluca de demagogos e incendiários / Marcos Corrêa/PR/Divulgação

DR

Da Redação

Publicado em 15 de dezembro de 2016 às 17h56.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h41.

O pacote da distração

Em meio à recessão econômica e à crise política que assola seu governo, o presidente Michel Temer e sua econômica anunciaram um pacote de medidas econômicas. Uma das medidas é a regularização de dívidas relativas a tributos de empresas e pessoas físicas com o governo. Será possível parcelar qualquer dívida tributária contraída até 30 de novembro deste ano. O pacote também inclui medidas de incentivo ao crédito imobiliário, redução do spread bancário (margem dos bancos no crédito) e redução dos juros do cartão de crédito.

_

Pacotão

Entre as medidas anunciadas também está o aumento da remuneração do FGTS. Hoje, os trabalhadores com recursos no fundo têm o dinheiro remunerado a uma taxa de 3% ao ano mais a Taxa Referencial (TR). A proposta agora é distribuir 50% do lucro do fundo aos poupadores para elevar a rentabilidade do FGTS, que passará para algo em torno de 6% ano mais a TR. O governo também anunciou que vai reduzir gradualmente a multa adicional de 10% cobrada pelo FGTS do empregador nos casos de demissão sem justa causa. A diminuição será de 1 ponto percentual por ano.

_

Ajuda às empresas

Para ajudar as empresas, o governo anunciou que promoverá medidas para desburocratizar o comércio exterior, com redução mínima de 40% do tempo para o procedimento de importação e exportação. Também haverá a ampliação do microcrédito produtivo de 120.000 para 200.000 reais de faturamento por ano.

_

Problemas para a Cielo

O dia tinha tudo para ser tranquilo para a empresa de meios de pagamento Cielo. Mas na última meia hora de pregão as ações caíram 5,9% e tiveram o pior desempenho do Ibovespa. O motivo: entre as propostas anunciadas no “pacotão econômico” está a proposta de permitir que os varejistas cobrem preços diferentes dependendo do meio de pagamento utilizado. Na prática, a medida legaliza o desconto que algumas lojas concedem a quem paga com dinheiro, em vez dos cartões.

_

Bolsa sobe

Um dia após o banco central americano elevar a taxa de juro no país, o Ibovespa abriu em queda. Mas, durante a tarde, o índice se recuperou e fechou em alta de 0,32%. Para analistas, parte da recuperação se deve ao anúncio do pacote econômico feito pelo governo. Já o dólar subiu 0,85% e fechou o dia em 3,37 reais. Após quatro dias de perdas, os papéis da siderúrgica e da metalúrgica Gerdau voltaram a subir. As ações preferenciais da metalúrgica subiram 8,8%; e as da siderúrgica, 5% — as maiores altas do Ibovespa.

_

Embraer tenta acordo

As ações da companhia aérea Embraer caíram 2,7%. A Embraer apresentou, na quarta-feira 14, ao Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, uma redução em seu programa de lay-off, anunciado no início de novembro. O número total de empregados envolvidos será de 1.080 pessoas — abaixo dos 2.000 inicialmente estimados. O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos ainda submeterá a proposta aos trabalhadores.

_

Confiança do consumidor

O índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) totalizou 100,3 pontos em dezembro, caindo 2,8% em relação a novembro. Segundo a Confederação Nacional da Indústria, o recuo se deve ao aumento do pessimismo em relação à inflação, ao desemprego, à renda pessoal e ao endividamento. Já a confiança da indústria caiu 3,7 pontos e chegou a 48 pontos em dezembro, novamente abaixo da linha divisória dos 50 pontos, que separa o otimismo do pessimismo.

_

Economia recua

A atividade econômica do Brasil recuou em outubro pelo quarto mês seguido. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central apresentou uma queda de 0,4% em outubro na comparação com o mês anterior. Na comparação com outubro do ano passado, o índice, considerado a prévia da inflação, recuou 3,88%. No acumulado de 12 meses, a queda chegou a 5,29%.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mercados

Venda de títulos por meio do Tesouro Direto será suspensa na terça por conta de greve de servidores

Goldman Sachs rebaixa Azul de compra para neutro e vê incertezas na renegociação de dívida

Ibovespa recua repercutindo risco fiscal e mercado externo

Mercados abrem a semana com pessimismo na Europa e China no radar