Ouro: "O ouro está mostrando força, considerando a alta do dólar. O dólar subiu tanto depois das declarações de Draghi que tornou-se difícil para o ouro ganhar qualquer impulso", disse Bob Haberkorn, da RJO Futures (Kerem Uzel/Bloomberg)
Da Redação
Publicado em 22 de outubro de 2015 às 16h31.
Nova York - O preço do ouro fechou em leve baixa nesta quinta-feira, 22, depois de oscilar várias vezes ao longo do dia. Traders disseram que o mercado reagiu à sinalização de novas medidas de estímulo à economia pelo Banco Central Europeu (BCE), de um lado, e à alta do dólar, de outro.
Na reunião encerrada hoje, o BCE manteve sua política monetária inalterada, em linha com a expectativa do mercado; na entrevista coletiva posterior à reunião, o presidente do BCE, Mario Draghi, disse que na reunião de dezembro será feita uma revisão do programa de relaxamento quantitativo e os mercados receberam essa declaração como um sinal forte de que o programa de compras de bônus, de 60 bilhões por mês, será ampliado ou prorrogado naquela ocasião.
Embora o ouro seja beneficiado pela implementação de programas de relaxamento monetário, que tendem a fazer a inflação subir, aumentando a remuneração de outros ativos, a queda do euro diante do dólar que se seguiu à entrevista de Draghi impediu que o metal, que ficou mais caro para investidores que usam outras moedas que não o dólar, passasse a subir.
"O ouro está mostrando força, considerando a alta do dólar. O dólar subiu tanto depois das declarações de Draghi que tornou-se difícil para o ouro ganhar qualquer impulso", disse Bob Haberkorn, da RJO Futures.
Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), os contratos do ouro para dezembro fecharam a US$ 1.166,10 por onça-troy, em queda de US$ 1,00 (0,09%).