A produção chinesa de ouro aumentou em 2011 em 5,89%, alcançando 360,91 toneladas, segundo a Associação Chinesa de Ouro (AFP)
Da Redação
Publicado em 2 de outubro de 2012 às 17h01.
São Pualo - Os contratos futuros de ouro negociados na Comex, a divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), fecharam em queda nesta terça-feira, após a máxima em sete meses registrada na véspera, com alguns investidores realizando lucros e outros se preparando para a divulgação de dados da economia norte-americana nesta semana.
O contrato de ouro mais negociado, com entrega para dezembro, recuou US$ 7,70, (0,43%), terminando a US$ 1.775,60 a onça-troy.
Os preços do ouro cederam após alguns investidores decidirem vender parte de suas posições para a realização de lucros, depois das recentes altas do metal. Os preços registram alta de 2,7% desde 12 de setembro, o dia anterior à divulgação, pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), da terceira rodada de relaxamento quantitativo.
Apesar da queda registrada nesta sessão, analistas afirmam que a tendência não deve persistir. "Num ambiente de políticas monetárias muito frouxas e com a contínua crise da dívida na zona do euro, a demanda por ouro como reserva de valor e moeda alternativa deve se manter forte", afirmam analistas do Commerzbank em nota enviada a seus clientes.
As atenções dos investidores estão agora concentradas no relatório de emprego nos Estados Unidos referente a setembro, que será divulgado na sexta-feira. O dado é considerado um importante indicador econômico e é acompanhado atentamente pelo Fed para suas decisões de política monetária. As informações são da Dow Jones.