Invest

Os fundos de ações e multimercados mais rentáveis de 2020

Com alta das bolsas globais e dólar, fundos dedicados a ativos no exterior são destaque no ranking de ações e multimercados

Ranking: Fundos de ações derretem em agosto e devolvem ganhos de julho (tomertu/Thinkstock)

Ranking: Fundos de ações derretem em agosto e devolvem ganhos de julho (tomertu/Thinkstock)

PB

Paula Barra

Publicado em 7 de janeiro de 2021 às 08h30.

Em um ano marcado por forte instabilidade no mercado financeiro e que levou o Ibovespa a encerrar com alta de 2,92%, nove fundos de ações conseguiram reportar retorno acima de 50% em 2020, segundo ranking da Economatica elaborado a pedido da EXAME Invest

Conheça 10 investimentos recomendados para 2021 com o relatório gratuito do BTG Pactual digital

O grande destaque ficou com os fundos dedicados a investimentos no exterior, beneficiados tanto pela valorização dos ativos nos mercados globais, como pela alta do dólar, que avançou 29,36% contra o real no ano passado. Dos 15 melhores fundos de ações de 2020, 10 têm como estratégia buscar retorno em mercados globais.

No topo do ranking, aparece o fundo de BDR da Arbor Gestão de Recursos, com ganhos de 119,61%, seguido pelo Inter+, da Invexa, e MS Global, da XP Vista, com retornos de 96,44% e 91,31%, respectivamente.  

Além do fundo da Invexa, outros destaques entre os veículos dedicados a ações brasileiras são o Absoluto Partners, com ganho acima de 50%, e o Fator Sinergia, com rentabilidade de 46,7%. 

Os melhores multimercados

O levantamento avaliou ainda os fundos multimercados, que também tiveram como grande destaque os veículos com exposição global.

Dos 15 melhores fundos, oito são dedicados a investimentos no exterior, segundo o ranking da Economatica. No entanto, a maior rentabilidade ficou com o fundo da Versa Long Biased, que tem uma carteira comprada em ações brasileiras e teve ganhos de 83,79%. 

No segundo e terceiro lugar, apareceram os fundos do Santander e BB Dtvm, com retornos de 61,34% e 48,90%, respectivamente. 

Para o levantamento, foram considerados fundos com mais de 500 cotistas, patrimônio líquido superior a 100 milhões de reais e com gestão ativa. Foram excluídos os fundos de ações indexados, setoriais e mono ação, assim como os multimercados com estratégia específica, como aqueles destinados a criptoativos, ouro e dólar. 

Para todo investimento, é importante sempre lembrar que a rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Embora seja interessante observar o retorno histórico para ver como tal investimento se comporta em períodos adversos, para quem deseja investir em fundos, é aconselhável fazer uma avaliação mais detalhada de cada gestor, da estratégia do fundo para ver se adequa com o perfil de risco da sua carteira de investimentos.

Veja o ranking dos 15 melhores fundos de ações e multimercados abaixo:

[infogram url="https://infogram.com/1pjzpx6m0v70yjt6ldmlw20379bm5j1vqmw?live" /]

[infogram url="https://infogram.com/1pqd9p799pn2lzaq6l975lr3d3s09vqy6kq?live" /]

Acompanhe tudo sobre:AçõesFundos de investimentofundos-de-acoesfundos-multimercados

Mais de Invest

Mega-Sena: resultado do concurso 2.930; prêmio é de R$ 74,3 milhões

Noivo de Taylor Swift vira sócio da Six Flags, operadora de parques de diversão

Vale (VALE3) tem maior produção trimestral de minério de ferro desde 2018

Como aderir ao Reforma Casa Brasil? Veja as perguntas e respostas sobre o programa do governo Lula