Mercados

Os fatos que bombaram no mercado nesta terça-feira

Ibovespa encerrou o dia no vermelho; palavras de Vladimir Putin trouxeram nervosismo ao mercado


	Presidente russo anunciou hoje ter ordenado ao governo a elaboração de medidas em resposta às novas sanções europeias e americanas
 (Getty Images)

Presidente russo anunciou hoje ter ordenado ao governo a elaboração de medidas em resposta às novas sanções europeias e americanas (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de agosto de 2014 às 17h38.

São Paulo - O Ibovespa encerrou a terça-feira com queda de 0,73%, aos 56.202 pontos. No desempenho semanal, o principal índice da bolsa brasileira ainda registra ganhos de 0,5%.

Na Europa, as notícias corporativas deram o tom aos negócios nas bolsas europeias, que encerraram o dia em direções divergentes. Por lá, os investidores acompanharam também o resultado do índice dos gerentes de compras (PMI) composto da Zona do Euro, que, apesar de ter ficado abaixo das expectativas dos analistas, mostrou que a atividade na região atingiu seu maior nível em três meses. Em Frankfurt, após quatro sessões consecutivas de perdas, o índice DAX avançou 0,39%, para 9.189 pontos, impulsionado pelos balanços da BMW e do Deutsche Post.

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou hoje ter ordenado ao governo a elaboração de medidas em resposta às novas sanções europeias e americanas, aprovadas na semana passada contra Moscou, acusada pelo Ocidente de envolvimento no conflito no leste da Ucrânia. A notícia trouxe certo nervosismo ao mercado.

Veja a seguir o que foi destaque hoje:

Que tombo!

Os investidores repercutiram hoje a notícia que a Telefónica apresentou uma oferta ao grupo francês Vivendi para comprar sua filial no Brasil, a Global Village Telecom (GVT), através de uma operação avaliada em cerca de 20 bilhões de reais. O prazo dado à Vivendi para que aceite a oferta termina em 3 de setembro e, caso seja concretizada a operação, representaria a integração da GVT à Telefônica Brasil.

A oferta tem como objetivo criar uma "plataforma única" no mercado de telefonia nacional. "Uma combinação entre a Vivo e a GVT criaria o maior operador de telecomunicações no maior mercado da América Latina, proporcionando uma plataforma única para geração de sinergias e criação de valor", diz o comunicado divulgado à imprensa pela direção da Telefônica.

As ações da TIM estiveram entre as maiores baixas do Ibovespa durante o dia todo e fecharam em queda de 8,4%. Já as ações preferenciais da telefônica encerraram o dia com baixa de 6,5%.

Eike e Mubadala

A Prumo Logística, ex-LLX, informou nesta terça-feira que Eike Batista irá transferir 10,44% das ações da companhia para Mubadala Development diretamente e/ou por meio de suas afiliadas. Segundo comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), serão transferidas 185.630.627 ações ordinárias do capital social da Prumo. A transferência está sujeita ao cumprimento de condições precedentes e está prevista para ocorrer no terceiro trimestre deste ano.

O comunicado afirma ainda que a Prumo manterá seus acionistas e o mercado em geral informados quanto à concretização da transferência das ações e alteração de participação acionária relevante na companhia. As ações da companhia encerram o pregão em alta de 1,9%.

Lucrão

As ações preferenciais do Itaú Unibanco acumularam ganhos de 1,3% hoje, em resposta ao lucro líquido de 4,899 bilhões de reais no segundo trimestre anunciado pelo banco. Trata-se de um avanço de 36,7% ante mesma etapa de 2013.

Em bases recorrentes, o lucro do maior banco privado do país atingiu 4,973 bilhões de reais, variação positiva de 37,3% também na comparação anual. A previsão média de sete analistas consultados pela Reuters para esta linha era de 4,634 bilhões de reais.

Alta forte

A rede de livrarias Saraiva ganhou destaque entre os investidores, após o anúncio de seu leitor de e-books, o Lev, que começa a ser vendido em suas 115 lojas e pelo site.

O Lev tem design da Bookeen, empresa francesa, e é fabricado na China. A capacidade é de 4 gb, suficiente para armazenar 4 mil e-books. As ações preferenciais da companhia fecharam a terça-feira em alta de 4,3%. No acumulado de 2014, os papéis registram queda de 26%.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPersonalidadesSetor de transporteServiçosVarejoEmpresáriosTelecomunicaçõesEmpresas francesasPrumo (ex-LLX)SaraivaGVTEike BatistaOSXMMXVivendi

Mais de Mercados

BTG Pactual troca Prio (PRIO3) por Embraer (EMBR3) e mantém 10% em construção civil em setembro

Com feriado nos EUA, Ibovespa fecha em queda de olho em Boletim Focus

Dólar sobe pela segunda sessão seguida com cautela sobre orçamento de 2026

Ações dos EUA atingem nível mais caro desde a bolha das 'pontocom', diz jornal