EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 25 de março de 2011 às 18h22.
Nova York - Os principais índices do mercado norte-americano de ações fecharam em alta pelo terceiro dia consecutivo nesta sexta-feira, conferindo ao S&P 500 sua melhor performance semanal desde o início de fevereiro.</p>
O volume de negócios, no entanto, permaneceu fraco com a persistência das incertezas relativas ao cenário global.
O Dow Jones <.DJI> avançou 0,41 por cento, para 12.220 pontos. O Standard & Poor's 500 <.SPX> subiu 0,32 por cento, para 1.313 pontos. O Nasdaq <.IXIC> teve valorização de 0,24 por cento, para 2.743 pontos.
Na semana, o S&P 500 subiu 2,7 por cento. O Dow encerrou com ganhos de 3,1 por cento, e o Nasdaq avançou 3,8 por cento.
Os ganhos semanais vieram após uma série de duas semanas de baixas motivadas pelo terremoto no Japão, conflitos nos países árabes e a volta dos problemas com dívidas de países europeus.
O S&P teve sua melhor semana desde o início de dezembro, ditada pela alta de ações do setor de tecnologia e a projeção otimista da Oracle . Mas o fraco volume e a falta de capacidade do mercado em resistir a más notícias suscitou questões sobre a força do rali.
"Em geral, observo os pontos positivos e negativos de cada situação e esta semana foi espetacular no que diz respeito a todos ingnorando os pontos negativos", afirmou o analista sênior de pesquisa em equities do Fort Pitt Capital Group, em Pittsburgh, Kim Caughey Forrest.
O índice de volatilidade CBOE <.VIX> reportou seu segundo pior desempenho em sete dias com investidores ansiosos a respeito dos conflitos globais.
O volume de negócios desta sexta-feira foi fraco, com 6,56 bilhões de ações trocando de mãos na Bolsa de Nova York, NYSE Amex e na Nasdaq, o segundo pior volume do ano, o que aponta para a falta de convicção do mercado. A média do volume diário é de 8,04 bilhões de ações.
Ações da Oracle avançaram 1,6 por cento e foram as mais negociadas na Nasdaq, um dia após a divulgação de altas projeções de vendas de software para o trimestre fiscal atual.
A projeção alimentou esperanças de que haja uma recuperação nos gastos com tecnologia [ID:nN25279244].
O índice S&P para empresas do setor tecnológico <.GSPT> avançou 0,2 por cento nesta sexta-feira e acumula alta de 3,3 por cento no trimestre.