Invest

Ômicron, dados nos EUA, pressão de servidores e o que move o mercado

Mercados europeus operam próximo da estabilidade em meio a notícias de novas restrições por causa do avanço da variante Ômicron

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em discurso à nação na semana do Natal: ele pediu que americanos tomem a vacina e usem máscara para proteger os seus familiares e amigos e toda a população | Foto: Kevin Lamarque/Reuters (Kevin Lamarque/Reuters)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em discurso à nação na semana do Natal: ele pediu que americanos tomem a vacina e usem máscara para proteger os seus familiares e amigos e toda a população | Foto: Kevin Lamarque/Reuters (Kevin Lamarque/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de dezembro de 2021 às 08h17.

A quarta-feira, dia 22, começa com investidores cautelosos em meio ao noticiário sobre o avanço da variante Ômicron em países da Europa e seus impactos sobre a atividade econômica. Bolsas europeias e futuros dos índices em Nova York operam próximos da estabilidade depois de um dia de correção das fortes perdas no início da semana.

Ômicron: novos cancelamentos e restrições

Nos Estados Unidos, Amazon, Meta (ex-Facebook), Twitter e outras gigantes de tecnologia começaram a cancelar sua presença em estandes na principal feira de produtos de tecnologia do mundo, a CES em Las Vegas, prevista para o começo de janeiro de 2022. A razão: cautela com seus funcionários e clientes por causa da pandemia.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em discurso à nação na semana do Natal, pediu a americanos não vacinados que tomem a dose; que os vacinados tomem a dose de reforço; e que todos usem máscara em ambientes fechados para proteger os seus familiares e amigos e toda a população da pandemia que, ressaltou, não acabou.

Nesta terça, foi a vez de o governo de Portugal anunciar medidas como o fechamento de bares e a limitação a encontros de pessoas e da capacidade de lojas em meio ao aumento do número de casos pela variante Ômicron.

Agenda de dados nos EUA

A volta da cautela em diferentes países acontece em meio à divulgação de dados sobre a economia no terceiro trimestre. Às 10h, será divulgada nova revisão do PIB dos Estados Unidos no terceiro trimestre: o dado mais recente apontou um crescimento de 2,1% na taxa anualizada, abaixo do ritmo de 6,7% no segundo trimestre.

Ao meio-dia, serão divulgados os dados de vendas de casas existentes nos Estados Unidos em novembro.

Mais cedo, o governo britânico revisou o avanço do PIB no terceiro trimestre de 1,3% para 1,1%.

Veja a seguir os principais índices de ações às 7h35 de Brasília:

  • STOXX 600 (Europa): +0,05%
  • FTSE 100 (Londres): -0,08%
  • DAX (Frankfurt): +0,09%
  • CAC 40 (Paris): +0,11%
  • Futuro do S&P: -0,19%
  • Futuro do Dow Jones: -0,08%
  • Futuro da Nasdaq: -0,35%
  • Nikkei (Tóquio): +2,08%

O que observar no Brasil

No Brasil, o Carrefour Brasil (CRFB3) promove Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para que acionistas votem sobre um aumento de capital de 4,8 bilhões de reais com a capitalização de reserva de lucros. Outro evento previsto é a realização pelo BNDES de uma audiência pública para discutir a desestatização da Eletrobras (ELET3, ELET6).

No campo da economia e de Brasília, a atenção de investidores estará na pressão de servidores por melhores pagamentos e mais recursos no Orçamento para executarem o seu trabalho. A pressão da vez vem da categoria de auditores da Receita, que começaram a entregar seus cargos no governo e sinalizaram que podem até entrar em greve depois que o Congresso retirou verba da área para bancar um aumento a policiais em 2022.

Na esfera de indicadores, o Banco Central divulga às 9h30 os dados das contas externas do país em novembro. Às 14h30, será a vez de o Tesouro divulgar os números da dívida pública também no mês passado.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Orçamento federalPandemiaPolítica fiscalvacina contra coronavírus

Mais de Invest

Vem compra pela frente? Brava (BRAV3) lidera altas do Ibovespa com pedido de exclusão de poison pill

Ibovespa opera em queda de 0,4%; dólar sobe a R$ 5,69

Vêm aí a Quina de São João 2025: sorteio promete prêmio histórico de R$ 230 milhões

Azul tem negociação suspensa nos EUA após ADRs despencarem 40%