Papéis relacionados ao grupo Oi lideram a ponta positiva do Ibovespa (Pedro Zambarda/EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 1 de agosto de 2011 às 12h47.
São Paulo – O ânimo advindo do acordo entre republicanos e democratas para elevação do teto da dívida dos EUA parece ser limitado nos principais mercados do mundo.
Após abrirem em alta, as bolsas americanas inverteram o sinal passaram a operar no vermelho. Com o Ibovespa não é diferente. O principal índice da bolsa brasileira cai 0,9%, aos 58.271 pontos, após abrir os negócios no terreno positivo.
Além do teto da dívida, as atenções da semana estarão nos relatório oficial sobre o mercado de trabalho norte-americano(payroll) de julho, que saem na sexta-feira, e números de vendas das montadoras dos EUA, que serão divulgados amanhã.
Por aqui, o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) reduziu o ritmo de queda em julho, com a diminuição do recuo dos alimentos e a alta dos transportes. O indicador caiu 0,04 por cento em julho, após queda de 0,18% em junho e recuo de 0,11% na terceira prévia do mês passado, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta segunda-feira.
Oi
Os papéis relacionados ao grupo Oi lideram a ponta positiva do Ibovespa. As ações ordinárias da Telemar (TNLP3) lideravam os ganhos do índice com alta de 4,3%, vendidas a 24,98 reais.
A Tele Norte Leste Participações, Telemar Norte Leste, Coari Participações e Brasil Telecom SA informaram que os comitês especiais independentes encarregados de analisar o plano de reestruturação das empresas definiram a relação de troca de ações entre as empresas.
Cada ação ordinária da Tele Norte Leste, TNLP3, receberá 2,3122 ações ordinárias da Brasil Telecom, ou BRTO3. Cada ação preferencial da Tele Norte Leste, TNLP4, receberá 2,1428 ações preferenciais da Brasil Telecom, BRTO4, e mais 1,8581 ação ordinária BRTO3. Cada ação preferencial da Telemar Norte Leste, TMAR5 e TMAR6, receberá 4,4537 ações preferenciais da Brasil Telecom e mais 3,8620 ações ordinárias da Brasil Telecom, segundo comunicado enviado hoje à Comissão de Valores Mobiliários.
Os conselhos de administração das companhias serão convocados para aprovar a relação de troca, de acordo com o comunicado.
BrMalls
As ações ordinárias da BrMalls (BRML3) operam no terreno positivo neste pregão. A alta dos papéis era de 2,3% na máxima do dia, atingindo o preço de 18,49 reais. Nos últimos 12 meses, os papéis sobem 39,7%.
A empresa é a principal novidade na primeira prévia da carteira teórica do índice Bovespa (Ibovespa), divulgada hoje, válida para setembro a dezembro de 2011. A participação do papel no índice é de 0,747%.
Petrobras
Com valorização máxima de 1% nesta segunda-feira, as ações preferenciais da Petrobras (PETR3; PETR4) também operam no campo positivo. A estatal informou que concluiu a aquisição das ações da Gás Brasiliano Distribuidora com a ENI International B.V. pelo valor de 250 milhões de dólares. O anúncio da operação foi feito no dia 27 de maio.
Além disso, a Petrobras disse que pode fazer “farm out” de blocos no Brasil e no exterior para levantar recursos. A companhia também pode vender ações em empresas brasileiras como parte do plano de venda de ativos, disse José Sergio Gabrielli, presidente da estatal, aos investidores hoje em Londres. As informações são da Bloomberg.
O mercado também repercute a notícia de que a estatal concluiu a perfuração do segundo poço de extensão da área de Guará, o Guará Sul, denominado oficialmente 3-SPS-82A, localizado no pré-sal da Bacia de Santos. Incluindo o pioneiro, este é o terceiro poço concluído na área de Guará.
O teste a cabo nos reservatórios do pré-sal demonstrou a presença de óleo leve de cerca de 27 API. A Petrobras ainda vai realizar testes de formação para avaliar a produtividade do reservatório.
Klabin
A fabricante de papéis Klabin teve lucro líquido acima do esperado pela média do mercado no segundo trimestre, em meio à valorização do real sobre o dólar que, embora tenha pesado sobre a margem operacional, contribuiu para o resultado financeiro.
A companhia encerrou o segundo trimestre com lucro líquido de 163 milhões de reais, mais que o dobro sobre os 67 milhões de reais obtidos no mesmo período de 2010, e acima dos 140 milhões de reais dos três primeiros meses de 2011.
A previsão média de sete analistas consultados pela Reuters apontava lucro líquido de 130,6 milhões de reais para a empresa no período.
As ações da companhia abriram no terreno positivo, mas inverteram sinal e desvalorizam nesta tarde. Na mínima do dia, a queda das ações preferenciais era de 1,5%, vendidas a 5,21 reais. Em 2011, os papéis registram queda de 7,5%.
Duratex
A Duratex (DTEX3) informou que teve lucro líquido de 100,3 milhões de reais no segundo trimestre, queda de 2,3% sobre o ganho apurado no mesmo período em 2010.No acumulado do primeiro semestre, a empresa teve lucro de 177,3 milhões de reais, alta de 3,4 por cento na relação anual.
Com queda de 23% no ano, as ações ordinárias da maior fabricante de painéis de madeira industrializada do hemisfério sul registravam perdas de 1,5% na mínima do dia, valendo 11,26 reais.