Mercados

OGX vive “Lei de Murphy” e Credit Suisse reduz projeção

Banco diminui o preço-alvo de R$ 2 para R$ 1 às ações e reitera a recomendação de desempenho abaixo da média do mercado


	Exploração em tempo recorde começa a ser questionada pelo mercado
 (RUI PORTO FILHO/Agência Estado)

Exploração em tempo recorde começa a ser questionada pelo mercado (RUI PORTO FILHO/Agência Estado)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de abril de 2013 às 15h51.

São Paulo – A OGX (OGXP3) vive a realidade da Lei de Murphy, avalia o Credit Suisse em um relatório de análise da produção da petroleira em março. “A última coisa que a OGX precisava neste ponto seria era ser confrontada por problemas operacionais”, ressaltam os analistas Emerson Leite, Vinicius Canheu e André Sobreira, que assinam a análise. As ações têm forte queda nesta quarta-feira.

Segundo a petroleira, a produção dos três poços conectados a Tubarão Azul foi afetada por problemas operacionais, que causaram paralisações em todos. A produção de óleo e gás natural, em março de 2013, atingiu média de 15,1 mil barris de óleo equivalente por dia (boepd). O resultado está abaixo dos 16,8 mil barris verificados em fevereiro e 16,4 mil de janeiro.

“A incerteza já era elevada no que diz respeito ao desempenho da produção dos poços existentes, à quantidade de óleo recuperável no próximo campo OSX-2, ao valor de um eventual farm-out no campo de Tubarão Martelo e à posição financeira do grupo do curto e longo prazo", afirmam. Essas preocupações, sozinhas, deixam as ações com pouco suporte para uma análise de valor, alertam.

Problemas e farm-out

E devido aos problemas em dois poços, a empresa iniciou abril com apenas um em produção. A produção, por poço no campo de Tubarão Azul ficou em 2.800 barris por dia. A estimativa inicial da empresa apontava uma produção média de 20 mil barris por dia.

Na ocasião do prospecto da oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), em 2008, a OGX estimava que encerraria 2012 com uma produção total de 16 milhões de barris de petróleo. Até o final do ano passado, contudo, a produção total ficou em 3,2 milhões de barris. Desse volume, apenas 2,4 milhões de barris foram vendidos.


Segundo o Credit Suisse, os problemas operacionais atrapalham qualquer negociação sobre a venda de ativos. Isso, unido ao fato que outras empresas também buscam compradores no Brasil (Petrobras, Vale, Anadarko e BP), aponta para um preço menor.

O banco passou a assumir a venda de uma participação em Tubarão Martelo a 10 dólares o barril de petróleo e não mais os 16 dólares projetados anteriormente. O resultado disso foi o corte do preço-alvo às ações de 2 reais para 1 real. A recomendação segue em desempenho abaixo da média do mercado.

O Citi também cortou hoje o preço-alvo às ações, que passou de 2,15 reais para 0,90 real. Segundo os analistas Pedro Medeiros e Fernando Valle, a ação da OGX pode valer apenas 34 centavos de real caso a empresa não exerça a opção que obrigaria o controlador Eike Batista a injetar 1 bilhão de dólares na petroleira.

Muita sede ao poço?

Na opinião dos analistas Paula Kovarsky e Diego Mendes, do Itaú BBA, apesar de a OGX se orgulhar da velocidade com que conseguiu colocar o poço de Tubarão Azul em produção, a empresa pode estar deixando de realizar passos importantes, definindo o sistema de produção e equipamentos sem contar com dados suficientes sobre os reservatórios.

Eles mantiveram a recomendação de market-perform (desempenho em linha com a média do mercado) e o preço-alvo para o final de 2013 em 2,90 reais. A média de 9 analistas consultados por EXAME.com aponta para um preço-alvo de 1,7 real.

https:http://videos.abril.com.br/exame/id/6c1db6f52ccaf36b0c20603c7868d7b6

Acompanhe tudo sobre:Análises fundamentalistasB3bancos-de-investimentobolsas-de-valoresCredit SuisseEmpresasEmpresas suíçasGás e combustíveisIndústria do petróleoMercado financeiroOGpar (ex-OGX)OGXP3Petróleo

Mais de Mercados

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas

Dólar fecha em alta de 0,73% após Bolsonaro ser alvo de operação da PF