Mercados

Com oferta da Vale, ações da Paranapanema disparam 8%

Mineradora pode pagar até 2,011 bilhões de reais pela companhia, caso haja a adesão de 100% dos investidores da Paranapanema

A Paranapanema é lider brasileira na produção de cobre refinado  (.)

A Paranapanema é lider brasileira na produção de cobre refinado (.)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de julho de 2010 às 17h32.

São Paulo - As ações da produtora de cobre Paranapanema (PMAM3) sofreram forte alta na abertura do pregão desta quinta-feira, após comunicado da gigante mineradora nacional Vale (VALE3); (VALE5) divulgando uma oferta pública voluntária (OPA) para aquisição de 100% das suas ações ordinárias. Os papéis abriram em alta de 8%, negociados a 6,27 reais.

Segundo comunicado da Vale na manhã desta quinta-feira (29), a  proposta é de pagamento de 6,30 reais por ação, com um prêmio de 22,4% sobre a média ponderada pelo volume dos preços de fechamento dos pregões dos últimos 90 dias.

A proposta envolverá todos os acionistas, entre eles a Previ (Caixa Previd. dos Funcionários do Banco do Brasil - Previ), o fundo de pensão Petros (Fundação Petrobras Seguridade Social), o BNDES e a Ewz Investments. A OPA está sujeita, para sua eficácia, à aquisição de pelo menos 50% mais uma ação ordinária. A Previ é hoje a maior acionista da Paranapanema com 24% do capital, seguida pelo braço de participação do BNDES (17%).

Oferta

A Paranapanema tem a liderança do segmento de produção de cobre refinado no Brasil. Seus ativos consistem de uma refinaria de cobre e três unidades para a produção de produtos downstream de cobre. A empresa possui também 99,09% de participação no capital da Cibrafértil, que opera uma planta de fertilizantes fosfatados.

De acordo com o comunicado, o valor "é superior ao preço por ação apontado no laudo de avaliação da Paranapanema, que será parte integrante do Edital". Na eventualidade da adesão de 100% dos acionistas da Paranapanema à OPA, o valor total a ser desembolsado pela Vale será de aproximadamente R$ 2,010 bilhões.

A oferta terá como coordenador o Banco Bradesco BBI. O leilão da OPA será realizado no dia 1º de setembro de 2010, às 15h. Os acionistas da Paranapanema que quiserem participar do leilão deverão se habilitar, conforme determinado no edital.

Segundo comunicado da Vale, caso a OPA seja bem sucedida, a Vale pretende conduzir estudos que poderão resultar na elaboração de projeto de reorganização corporativa e/ou de ativos.
 

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasIndústriaMineraçãoSiderúrgicasVale

Mais de Mercados

BTG vê "ventos favoráveis" e volta recomendar compra da Klabin; ações sobem

Ibovespa fecha em queda e dólar bate R$ 5,81 após cancelamento de reunião sobre pacote fiscal

Donald Trump Jr. aposta na economia conservadora com novo fundo de investimento

Unilever desiste de vender divisão de sorvetes para fundos e aposta em spin-off