Mercados

Odontoprev: Santander rebaixa recomendação e vê ações precificadas

Relatório reconhece rápido crescimento e conquista de liderança, mas sugere cautela ao investidor

Ações ordinárias da Odontoprev apresentam valorização de 147% nos últimos 12 meses (Germano Luders/EXAME.com)

Ações ordinárias da Odontoprev apresentam valorização de 147% nos últimos 12 meses (Germano Luders/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de janeiro de 2012 às 14h09.

São Paulo – O Santander rebaixou a recomendação para as ações da Odontoprev (ODPV3) de compra para manutenção. Já o preço-alvo para dezembro de 2011 foi elevado de 21 reais para 27 reais. “Continuamos considerando a Odontoprev uma empresa Premium no segmento de cuidados com a saúde. A companhia possui um retorno sobre o patrimônio (ROE, na sigla em inglês) de 22,4% (dez/11) e um bom fluxo de caixa, com projeção de 21% ”, lembram os analistas Daniel Gewehr e Bruno Giardino.

Porém, boa parte dos bons fundamentos da companhia já está refletida no valor das ações, segundo os analistas. O relatório destaca a valorização de 147% dos papéis nos últimos 12 meses, além do fato da empresa ser negociadas a um múltiplo de 27,6 vezes o P/L (Preço sobre o lucro) para 2011. Por outro lado, o relatório enaltece o rápido crescimento e a conquista de liderança no segmento pela companhia, que corresponde a 32% da participação no mercado brasileiro de planos contratados, além das parcerias feitas com o Bradesco e Banco do Brasil.

“Acreditamos que após a efetivação das parceiras com Bradesco e BB, a OdontoPrev se destacará dentro do universo das pequenas e médias empresas. Nós elevamos a estimativa de longo prazo para os ganhos de participação de mercado da companhia considerando usuários de planos de saúde, de 60% para 70%. Sobre a população brasileira como um todo, nossa estimativa sobe de 18% para 21% (contra os 7% atuais)”, avaliam os analistas.

O Santander acredita que a parceria com o Banco do Brasil irá alavancar as vendas de planos de saúde já realizadas por meio do Bradesco. “Adotamos uma postura conservadora para essa parceria com o BB, assumindo que ela deva atingir 2 milhões de clientes em 2015. Se considerarmos a meta estabelecida pelo BB (4,4 milhões de clientes em 2015), o nosso preço-alvo para 2011 seria de 32,90 reais”, finaliza.

Acompanhe tudo sobre:Setor de saúdebolsas-de-valoresAçõesMercado financeiroOdontoprevAnálises fundamentalistas

Mais de Mercados

Ambipar perde R$ 4 bi em valor de mercado após conseguir proteção na Justiça contra credores

Assaí (ASAI3) fecha entre as maiores baixas do Ibovespa após processar GPA

Ibovespa fecha abaixo dos 146 mil pontos com dúvida sobre próximos passos do Fed

Dólar fecha em alta, a R$ 5,36, após dados fortes sobre economia dos EUA