Invest

O novo alvo da JBS (JBSS3): ações sobem com perspectiva de aquisição no Oriente Médio

Multinacional brasileira disputa a compra da Alwatania, maior produtora de aves da região

Publicado em 10 de março de 2025 às 13h59.

Última atualização em 10 de março de 2025 às 14h26.

A gigante brasileira de carnes JBS (JBSS3) e a empresa saudita Almarai  estão entre as companhias que disputam a compra da Alwatania, maior produtora de aves do Oriente Médio, disseram fontes próximas ao assunto à Bloomberg. As ações da JBS subiam 2,47% às 13h24, no horário de Brasília.

As duas empresas já apresentaram propostas não vinculantes para a aquisição total da Alwatania. Outros interessados incluem a também saudita Tanmiah Food e um consórcio liderado pela empresa ucraniana de tecnologia agrícola MHP. As negociações seguem em andamento e ainda há possibilidade de desistência por parte dos concorrentes ou da própria Alwatania, continuaram as fontes.

A Alwatania, fundada em 1977 por Sulaiman Al Rajhi, processa atualmente mais de 1 milhão de aves e 1,5 milhão de ovos por dia. A empresa está em busca de um comprador desde o final do ano passado, e o negócio pode atingir um valor de até 2 bilhões de riais sauditas (US$ 533 milhões).

O setor de alimentos na Arábia Saudita atravessa um momento de grandes investimentos, impulsionado pelo plano econômico bilionário do príncipe herdeiro Mohammed Bin Salman. O governo saudita já destinou US$ 4,5 bilhões para fortalecer a produção nacional de aves e reduzir a dependência de importações, estratégia que envolve a aquisição de participações em empresas do setor ao redor do mundo.

Entre os movimentos recentes, a estatal Salic assumiu o controle da unidade agroindustrial do grupo Olam, de Singapura. Além disso, a empresa já detém participação na ucraniana MHP e na brasileira BRF SA, que vem ampliando sua presença no mercado saudita.

Os impactos da pandemia de covid-19 e da guerra na Ucrânia intensificaram a preocupação saudita com a segurança alimentar, levando a um aumento nos investimentos no setor. Atualmente, a produção interna de carne de frango ultrapassa 1 milhão de toneladas, garantindo um índice de autossuficiência de 72%, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente, Água e Agricultura do país.

Apesar do crescimento da produção local, a escala global da JBS, maior produtora de aves do mundo, ainda é muito superior. A companhia brasileira processa aproximadamente 4,4 bilhões de frangos por ano, enquanto a Alwatania opera em uma capacidade regional.

Acompanhe tudo sobre:JBSEmpresasMercados

Mais de Invest

Região do Delta do Rio Yangtzé responde por 58% do crescimento do comércio exterior chinês

Mercado de commodities da China mantém estabilidade pelo quinto mês seguido

Petrobras faz primeira importação de gás natural de Vaca Muerta, na Argentina

Ibovespa fecha em baixa de 0,4% e perde o patamar dos 144 mil pontos