Jerome Powell, presidente do Fed, estará atento aos dados do CPI (Drew Angerer/Getty Images)
Redação Exame
Publicado em 10 de agosto de 2023 às 07h57.
Última atualização em 10 de agosto de 2023 às 09h04.
Bolsas internacionais operam em alta na manhã desta quinta-feira, 10, com investidores à espera do Índice de Preço ao Consumidor americano (CPI, na sigla em inglês) do mês de julho. O indicador, que será divulgado às 9h30, tem potencial de mexer com as expectativas sobre o o futuro da política monetária do Federal Reserve.
O consenso para o CPI desta quinta é de alta mensal de 0,2% e leve alta de 3% para 3,3% no acumulado de 12 meses. Para o núcleo do CPI é esperado uma alta de 0,2% na comparação mensal e manutenção do nível de 4,8% na anual.
Qualquer surpresa para cima nessa frente tende a reacender os temores de que os juros permanecerão altos nos Estados Unidos por mais tempo. Até o início desta manhã, investidores não precificavam novas altas de juros nos Estados Unidos.
No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) irá divulgar a Pesquisa Mensal de Serviços, que deverá revelar crescimento do setor de 3,7% em junho frente ao mesmo período do ano passado. Frente ao mês anterior é esperada uma leve alta de 0,1%.
Investidores deverão ainda reagir nesta quinta aos balanços divulgados entre a noite de ontem e esta manhã. Entre os destaques estiveram os números do Banco do Brasil, Cogna, MRV, Grupo Mateus, Positivo, Hypera e Minerva. O resultado da Azul está previsto para esta manhã.
Nesta noite, ainda serão divulgados os balanços da Via, Cyrela, B3 Rumo, Simpar, PetroRecôncavo, Sabesp.
O horário de negociação na B3 vai das 10h às 17h. A pré-abertura ocorre entre 9h45 e 10h, enquanto o after-market ocorre entre 17h25 e 17h30. Já as negociações com o Ibovespa futuro ocorrem entre 9h e 17h55.