EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de fevereiro de 2011 às 14h50.
Por Regina Cardeal
Nova York - As operadoras de bolsas Nyse Euronext e Deutsche Boerse AG (bolsa alemã) confirmaram que estão em negociações avançadas para uma fusão, numa combinação que criará a maior plataforma de negociações de ações e derivativos. Duncan Niederauer, executivo-chefe da Nyse Euronext, deverá ocupar a mesma posição na empresa combinada, segundo declaração das companhias confirmando as discussões. A companhia deverá ter sede dupla em Nova York e Frankfurt, com um comitê executivo igualmente formado por integrantes das duas organizações. Segundo as companhias, ainda não foi fechado nenhum acordo.
Uma fonte disse que a transação deveria ser anunciada na próxima terça-feira, mas as companhias estavam preocupadas com eventuais vazamentos e decidiram fazer o anúncio hoje. Após a divulgação do comunicado, as transações com as ações das duas empresas foram paralisadas. O anúncio se segue à notícia de que o London Stock Exchange Group PLC e o TMX Group, com sede em Toronto, acertaram uma "fusão entre iguais", que criará um grupo transatlântico pesado em listagens de empresas dos setores de matérias-primas e energia limpa.
O maior obstáculo para um acordo deve ser conseguir a aprovação dos reguladores europeus, que apresentaram objeções às propostas de combinações de plataformas de transações de ações no continente nos últimos anos.
Após voltarem a ser negociadas, as ações da Nyse Euronext estavam em alta de 13,57%, em US$ 37,95, por volta das 15h30 (de Brasília). As informações são da Dow Jones.