Invest

Nvidia fecha em alta com possibilidade de Trump revogar restrições sobre chips de IA

O mercado se animou com a possibilidade de Trump não aplicar a regra de difusão de IA

Jensen Huang, CEO da Nvidia: para ele, ser excluído do mercado chinês de IA seria uma “grande perda” para a empresa (I-HWA CHENG/AFP/Getty Images)

Jensen Huang, CEO da Nvidia: para ele, ser excluído do mercado chinês de IA seria uma “grande perda” para a empresa (I-HWA CHENG/AFP/Getty Images)

Karla Mamona
Karla Mamona

Editora da Homepage

Publicado em 7 de maio de 2025 às 17h29.

Última atualização em 7 de maio de 2025 às 18h03.

Tudo sobreNvidia
Saiba mais

As ações da Nvidia fecharam em alta de 3,10% nesta quarta-feira, 7, com a possibilidade do governo Trump revogar as restrições sobre chips de IA da era Biden. Segundo jornais americanos, a administração Trump não aplicará a regra de difusão de IA. Ela está prevista para entrar em vigor em 15 de maio.

A medida faz parte de um esforço para revisar as restrições comerciais de semicondutores, que enfrentaram forte oposição de grandes empresas de tecnologia e governos estrangeiros.

A revogação, que ainda não é definitiva, busca reformular uma política de Biden que criou três categorias de países para regulamentar a exportação de chips avançados de IA, como os da Nvidia, AMD e Intel. Estas duas últimas fecharam em alta de 1,76% e 1,86%, respectivamente.

Viagem ao Oriente Médio

Essas mudanças surgem enquanto Trump se prepara para uma viagem ao Oriente Médio, onde países como Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos têm se oposto às restrições sobre a aquisição de chips de IA. O governo Trump está trabalhando ativamente em uma nova regra que fortaleceria o controle sobre chips no exterior.

A Nvidia e outros fabricantes de chips, como AMD, têm sido contra a regra. A CEO da AMD, Lisa Su, defendeu um equilíbrio entre a restrição de acesso por segurança nacional e o incentivo ao crescimento da indústria americana de chips. Jensen Huang, CEO da Nvidia, disse que ser excluído do mercado chinês de IA seria uma “grande perda” para a empresa.

A revogação das restrições também reflete as pressões globais sobre o controle de exportação de tecnologia de ponta. Embora a política de Biden tenha sido vista como uma medida de segurança, especialistas alertam para o impacto econômico e a competição internacional, principalmente com países que buscam acesso a chips de IA.

Acompanhe tudo sobre:NvidiaIntelbolsas-de-valoresDonald TrumpInteligência artificial

Mais de Invest

Brasil encomenda crise futura ao manter juros altos por tanto tempo, diz Rubens Menin

Como a Exxon planeja recuperar US$ 4,6 bilhões em ativos 'confiscados' pela Rússia

Wall Street renova recordes pelo segundo dia seguido com expectativa de mais cortes de juros nos EUA

Receita Federal abre quinto lote de restituição do IR; veja quem recebe