Mercados

Novos smartphones da Nokia não animam investidores

Os dois aparelhos, o Lumia 920 e o Lumia 820, um pouco mais barato, trazem embutidos o serviço de mapeamento Navteq, da Nokia, e uma câmera que corrige fotos borradas


	Nokia: o software é uma versão para celulares do Windows 8, o primeiro sistema da Microsoft projetado para funcionar tanto em PCs, tablets e smartphones
 (Divulgação)

Nokia: o software é uma versão para celulares do Windows 8, o primeiro sistema da Microsoft projetado para funcionar tanto em PCs, tablets e smartphones (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de setembro de 2012 às 14h12.

Nova York - A fabricante de celulares finlandesa Nokia lançou nesta quarta-feira, no mercado global, seus primeiros smartphones que funcionam com o software Windows Phone 8, da Microsoft. Embora a empresa tenha anunciado os novos aparelhos como "carros-chefe" para o novo softwares, os investidores reagiram negativamente à apresentação dos produtos.

Por volta das 13h (de Brasília), os papéis da empresa recuavam 12,95% na bolsa de Helsinque. As ações da Microsoft caíam 0,12% em Nova York.

Os dois aparelhos, o Lumia 920 e o Lumia 820, um pouco mais barato, trazem embutidos o serviço de mapeamento Navteq, da Nokia, e uma câmera que corrige fotos borradas. O software é uma versão para celulares do Windows 8, o primeiro sistema da Microsoft projetado para funcionar tanto em PCs, tablets e smartphones.

O sistema operacional multiplataforma é a mais recente estratégia da Nokia e da Microsoft na tentativa de reconquistar participação de mercado, perdida para o iPhone da Apple e para os smartphones que usam o Android, softwares desenvolvido pelo Google que é usado por vários fabricantes de smartphones.

O executivo-chefe da Nokia, Stephen Elop, disse que os negócios de telefonia celular da empresa ficaram estáveis no último trimestre e que os novos aparelhos são um passo na direção da recuperação. Os novos aparelhos Lumia serão vendidos no final deste ano, já o Windows 8 para PC e tablets deve ser lançado em 26 de outubro. A Nokia vai anunciar os preços dos novos aparelhos nas próximas semanas. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:CelularesEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaLumiaMicrosoftNokiaSmartphonesSoftwareTecnologia da informaçãoWindowsWindows Phone

Mais de Mercados

Por que a China não deveria estimular a economia, segundo Gavekal

Petrobras ganha R$ 24,2 bilhões em valor de mercado e lidera alta na B3

Raízen conversa com Petrobras sobre JV de etanol, diz Reuters; ação sobe 6%

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol