Mercados

Nível do prêmio da dívida fecha porta do mercado para Espanha

A opinião é do ministro da Fazenda espanhol, Cristóbal Montoro

As declarações foram feitas dois dias antes de uma emissão de títulos a 10 anos, na qual o Tesouro espanhol espera captar entre um e dois bilhões de euros (Pedro Armestre/AFP)

As declarações foram feitas dois dias antes de uma emissão de títulos a 10 anos, na qual o Tesouro espanhol espera captar entre um e dois bilhões de euros (Pedro Armestre/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de junho de 2012 às 10h46.

Madri - O nível recorde do prêmio da dívida - o retorno extra que os investidores exigem para comprar títulos espanhóis em detrimento dos títulos alemães, mais seguros - mostra que o país não tem a porta aberta dos mercados, afirmou o ministro da Fazenda, Cristóbal Montoro.

"O que este prêmio da dívida está dizendo é que a Espanha não tem aberta a porta dos mercados e, portanto, o desafio é abrir a confiança destes mercados que, além de tudo, são nossos credores", disse Montoro em uma entrevista à rádio Onda Cero.

As declarações foram feitas dois dias antes de uma emissão de títulos a 10 anos, na qual o Tesouro espanhol espera captar entre um e dois bilhões de euros.

"O que este prêmio está dizendo é que como Estado, e em suma como Espanha, temos um problema na hora de acessar os mercados, no momento de refinanciar nossa dívida como país", completou Montoro.

Após o resgate histórico de 23,5 bilhões de euros solicitado em maio pelo Bankia, terceiro maior banco do país em ativos, a Espanha está no centro das preocupações da Eurozona, já que os investidores temem que não consiga cumprir por conta própria as obrigações financeiras e precise pedir ajuda externa.

O prêmio da dívida atingiu um nível recorde na semana passada de 548 pontos, antes de registrar uma leve queda. Nesta terça-feira estava em 523 pontos.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsMercado financeiroEspanhaDívida públicaTítulos públicos

Mais de Mercados

Reservas de BCs com ouro ultrapassam as de títulos do Tesouro dos EUA pela 1ª vez desde 1996

Dólar sobe pela 3ª sessão seguida com aumento de percepção de risco sobre economia global

Ibovespa fecha em queda com mercado repercutindo resultado do PIB do segundo trimestre

Warren Buffett diz estar frustrado com a divisão da Kraft Heinz; ações caem após declaração