Mercados

Nível de emprego faz bolsas dos EUA abrirem em queda

Às 10h35, Dow Jones e Nasdaq caiam, respectivamente, 1,03% e 1,28%

A Nasdaq, em Nova York (Daniel Barry/Getty Images)

A Nasdaq, em Nova York (Daniel Barry/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de abril de 2012 às 10h43.

São Paulo - As bolsas dos Estados Unidos abriram hoje em queda pressionadas pelo relatório sobre o mercado de trabalho no país, que saiu na sexta-feira, quando os mercados estavam fechados em razão do feriado de Páscoa. Às 10h35, Dow Jones e Nasdaq caiam, respectivamente, 1,03% e 1,28%.

O Departamento do Trabalho dos EUA divulgou no fim da semana passada que a economia do país criou apenas 120 mil vagas de trabalho em março, bem abaixo da previsão dos economistas ouvidos pela Dow Jones, de 203 mil. É a primeira vez desde novembro que a geração de empregos fica abaixo da marca de 200 mil, considerada saudável pelos analistas.

O dado levantou dúvidas sobre o ritmo da recuperação da economia norte-americana. "O payroll surpreendeu mesmo os mais pessimistas", comentaram os analistas do Société Générale em nota. Mas eles acrescentaram: "se nós voltarmos três passos, um relatório sobre emprego com um aumento de 1% (nas vagas criadas), praticamente nenhuma revisão, uma pequena queda na taxa de desemprego, muda muito pouco (o cenário econômico). O Federal Reserve está em compasso de espera, e a probabilidade de uma terceira rodada de afrouxamento quantitativo ainda existe".

O único indicador relevante hoje na agenda foi a leitura do Fed de Chicago sobre o índice de atividade industrial no Meio-Oeste. O indicador teve alta de 1,0% em fevereiro ante janeiro. Na comparação com fevereiro do ano passado, o avanço foi de 10,1%. O indicador do setor de manufatura do Meio-Oeste aumentou para o número sazonalmente ajustado de 91,7, de 90,8 em janeiro.

Com os mercados fechados em muitos países da Europa, ainda em função da Páscoa, os volumes de negociação podem ser menores hoje. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Mercado financeiroNasdaqNikkei

Mais de Mercados

Mercedes-Benz reduz previsão de lucro e ações chegam a cair 7%

Decisão de juros na Ásia, novo CEO da Nike e relatório bimestral de despesas: o que move o mercado

Mercado intensifica aposta em alta de 50 pontos-base na próxima reunião do Copom

Ação da Agrogalaxy desaba 25% após pedido de RJ e vale menos de um real