Invest

Ações da Nissan caem após montadora descartar fusão com a Honda

Junção começou a ser negociada em dezembro de 2024

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 5 de fevereiro de 2025 às 12h56.

Última atualização em 5 de fevereiro de 2025 às 13h03.

As ações da Nissan registraram forte queda nesta quarta-feira, 5, na Bolsa de Tóquio depois que o jornal econômico Nikkei informou que a montadora abandonou as negociações para uma fusão com a concorrente Honda.

O jornal e outros meios de comunicação japoneses informaram que a Honda propôs transformar a Nissan em uma subsidiária, ao invés do plano inicial de integrar as duas empresas em um novo conglomerado.

O Nikkei destaca que a proposta foi recebida com "forte oposição" dentro da Nissan e os executivos da empresa decidiram abandonar as negociações.

Após a publicação da informação, as ações da Nissan caíram 4,8% em Tóquio. Os títulos da Honda subiram 12%.

A Bolsa de Tóquio suspendeu a cotação da Nissan, alegando que era necessário confirmar a veracidade das informações sobre o fim das negociações.

As duas montadoras japonesas concordaram em dezembro com o início das negociações para formar o terceiro maior grupo automotivo mundial, uma manobra considerada uma tentativa de competir contra a Tesla e as empresas chinesas de veículos elétricos.

O CEO da Honda, Toshiro Mibe, afirmou na época que não era uma operação de resgate da Nissan, que no ano passado anunciou o corte de milhares de postos de trabalho depois de registrar uma queda de 93% do lucro no primeiro semestre.

A Nissan enfrentou uma década turbulenta, com a detenção em 2018 no Japão de seu ex-CEO Carlos Ghosn, que depois fugiu para Beirute em uma operação cinematográfica.

A empresa também registra bilhões de dólares em dívidas que, segundo a imprensa, deve pagar nos próximos dois anos.

Acompanhe tudo sobre:NissanHondaJapãobolsas-de-valores

Mais de Invest

Roberto Campos Neto assume cargo de vice-chairman do Nubank

Vale (VALE3): mineradora anuncia data para divulgação de resultados do segundo trimestre

Ações da Meta batem recorde com anúncio de laboratório de superinteligência

Jeff Bezos planejou venda bilionária de ações da Amazon no dia do casamento