Mercados

Nikkei ultrapassa 15 mil pontos com iene mais fraco

As ações japonesas subiram para o maior nível em cinco anos e meio nesta quarta-feira


	Bolsa de Tóquio: o índice Nikkei ultrapassou o nível psicológico de 15 mil pontos pela primeira vez desde janeiro de 2008, ganhando um impulso do iene fraco, o que ajuda os exportadores japoneses
 (REUTERS/Toru Hanai)

Bolsa de Tóquio: o índice Nikkei ultrapassou o nível psicológico de 15 mil pontos pela primeira vez desde janeiro de 2008, ganhando um impulso do iene fraco, o que ajuda os exportadores japoneses (REUTERS/Toru Hanai)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de maio de 2013 às 08h05.

Cingapura - As ações japonesas subiram para o maior nível em cinco anos e meio nesta quarta-feira, à medida que os exportadores do país avançaram devido à recente queda do iene.</p>

O índice Nikkei ultrapassou o nível psicológico de 15 mil pontos pela primeira vez desde janeiro de 2008, ganhando um impulso do iene fraco, o que ajuda os exportadores japoneses.

Analistas dizem que o fortalecimento em ações internacionais estava levando fluxo para o mercado japonês apesar do rápido ritmo de ganhos, apesar de alguns investidores também realizarem lucros em setores sensíveis ao aumento das taxas de juros no longo prazo.

O Nikkei saltou 2,3 por cento, para 15.096. O índice acionário japonês chegou a atingir 15.108 mais cedo, o maior nível desde janeiro de 2008.

Às 7h49 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão tinha variação negativa de 0,06 por cento. As ações australianas caíram 0,56 por cento, enquanto os papéis sul-coreanos tiveram leve alta de 0,12 por cento.

Alguns agentes do mercado esperam que o apetetite por risco continue razoavelmente sólido dados os recentes sinais de melhora da economia norte-americana.

O mercado avançou 0,50 por cento em Hong Kong e a bolsa de Taiwan subiu 0,81 por cento, enquanto o índice referencial de Xangai ganhou 0,35 por cento. Cingapura teve alta de 0,26 por cento.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresAçõesMercado financeiroNikkei

Mais de Mercados

B3 reforça estratégia em duplicatas com aquisição de R$ 37 milhões

Sob 'efeito Coelho Diniz', GPA fecha segundo dia seguido entre maiores altas da bolsa

Trump diz que está preparado para disputa judicial pela demissão de Lisa Cook do Fed

Dólar fecha em leve alta de a R$ 5,43 com dados do IPCA-15