Mercados

Nikkei sobe e atinge nível mais alto em quase 6 meses

As ações subiram forte impulsionadas pela desvalorização do iene e por ganhos no mercado futuro


	Bolsa de Tóquio: o índice Nikkei fechou com ganhos de 1,9% 
 (REUTERS/Toru Hanai)

Bolsa de Tóquio: o índice Nikkei fechou com ganhos de 1,9%  (REUTERS/Toru Hanai)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de novembro de 2013 às 06h22.

São Paulo - As ações na Bolsa de Tóquio subiram forte impulsionadas pela desvalorização do iene e por ganhos no mercado futuro. O índice Nikkei fechou com ganhos de 1,9% e atingiu a pontuação mais alta desde 22 de maio, aos 15.365,60 pontos.

Operadores de mercado disseram que o volume dos contratos futuros do índice Nikkei para dezembro saltou para os níveis mais altos desde a última sexta-feira à medida que os players fecharam posições vendidas em dólar e construíram posições compradas. O índice futuro encerrou o pregão em alta de 2,1%, e ganhos no mercado futuro costumam impulsionar as negociações no mercado à vista.

No horário de fechamento da bolsa, o dólar era negociado a 100,47 ienes, de 99,99 ienes no fechamento de ontem. Após o fim do pregão japonês o dólar chegou a saltar para 100,86 ienes. Entre as ações mais sensíveis às variações cambiais, as da Kyocera registraram ganhos de 2,7% e as da Honda Motor subiram 3,4%.

Já entre as ações com grande peso no índice, destaque para as da Fast Retailing, com ganhos de 3,6%, as da KDDI, com alta de 6,3%, e as do SoftBank, que avançaram 3,1%. "O movimento é similar ao que vimos na semana passada, quando alguns poucos players de hedge estrangeiros desistiram de posições vendidas em dólar", disse o analista de mercado da Tachibana Securities, Kenichi Hirano.

Também ajudou a impulsionar o mercado a sugestão de um painel do governo japonês para que o Fundo de Investimento de Pensões do Governo (GPIF, na sigla em inglês) diversifique seus investimentos. O painel sugeriu após o pregão de ontem que o GPIF, que gerencia US$ 1,2 trilhão de pensionistas, considere investir em uma nova referência no mercado acionário, como o JPX-Nikkei 400 Index.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresMercado financeiroNikkei

Mais de Mercados

Brasil sai ‘vencedor’ em tarifaço, mas incerteza global deve pesar na Bolsa

Bolsas na Ásia têm forte queda após anúncio de tarifas de Trump

Embraer (EMBR3): entregas de aviões crescem 20% no 1º tri

CFO da GOL renuncia em meio a processo de recuperação judicial