Mercados

Nikkei registra maior queda em três semanas

A Bolsa de Tóquio foi pressionada pela valorização do iene


	Bolsa de Tóquio: o Nikkei encerrou o dia em baixa de 0,85%
 (REUTERS/Issei Kato)

Bolsa de Tóquio: o Nikkei encerrou o dia em baixa de 0,85% (REUTERS/Issei Kato)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de junho de 2014 às 06h21.

Tóquio - A Bolsa de Tóquio encerrou o pregão com as maiores perdas em três semanas, pressionada pela valorização do iene e por investidores embolsando os ganhos após uma forte sequência de alta. Operadores afirmaram que alguma atividade de venda pode estar relacionada ao vencimento de contratos futuros e de opções na sexta-feira.

O índice Nikkei encerrou o dia em baixa de 0,85%, aos 14.994,80 pontos, após acumular ganhos de 7,7% desde 22 de maio. Essa foi a maior queda desde 16 de maio. No momento do fechamento, o dólar era negociado a 102,26 ienes, de 102,53 ienes no mesmo horário de segunda-feira.

Grandes investidores, como fundos de hedge, que são ativos no mercado de derivativos, costumam tentar forçar o mercado à vista para baixo antes do vencimento de contratos futuros e de opções para comprar os próximos contratos a um preço mais baixo, lembrou um diretor de negociação de ações em uma corretora europeia.

Mas, para Naoki Fujiwara, gestor de fundos na Shinkin Asset Management, é difícil dizer que o movimento ocorreu por conta do vencimento, já que a realização de lucros é saudável após uma longa série de altas.

O estrategista de ações da CLSA, Nicholas Smith, ressaltou que os dados econômicos também mostram claramente que a temida retração após o aumento de imposto de abril não se materializou, como mostram números de capex (investimento em bens de capital) e do índice dos gerentes de compras (PMI). "A economia global está se recuperando e o Japão está barato", disse.

As ações de maior peso no índice se destacaram em baixa, embora o volume total negociado tenha sido baixo. As da Fast Retailing desvalorizaram 1,6% e as do SoftBank caíram 1,9%. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresAçõesMercado financeiroNikkei

Mais de Mercados

B3 reforça estratégia em duplicatas com aquisição de R$ 37 milhões

Sob 'efeito Coelho Diniz', GPA fecha segundo dia seguido entre maiores altas da bolsa

Trump diz que está preparado para disputa judicial pela demissão de Lisa Cook do Fed

Dólar fecha em leve alta de a R$ 5,43 com dados do IPCA-15