Mercados

Nikkei fecha em alta com aumento em investimentos

Pesquisa mostrou um aumento acentuado nos planos de investimento corporativo, o que animou o mercado


	Bolsa de Tóquio: o Nikkei encerrou com ganho de 1,08%
 (Getty Images/Getty Images)

Bolsa de Tóquio: o Nikkei encerrou com ganho de 1,08% (Getty Images/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de julho de 2014 às 08h04.

Tóquio - O mercado de ações de Tóquio fechou em alta nesta terça-feira, após a publicação da pesquisa Tankan, conduzida trimestralmente pelo Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), que mostrou um aumento acentuado nos planos de investimento corporativo.

A perspectiva positiva neste segmento conseguiu contrabalançar o sentimento negativo das empresas sobre a economia japonesa em geral.

O índice Nikkei encerrou com ganho de 1,08%, aos 15.326,20 pontos, com volume total de operações em 2,4 bilhões de ações.

O índice da pesquisa Tankan que mede como as grandes empresas avaliam as condições econômicas atuais perdeu força e recuou para 12 no segundo trimestre, de 17 no levantamento anterior publicado em março.

Ainda que o número permaneça no território positivo, esse é o menor patamar desde setembro de 2013. Economistas consultados pelo Wall Street Journal projetavam uma ligeira queda para 16

Contudo, as grandes empresas se mostraram dispostas a aumentar os gastos com equipamentos, o que melhorou o sentimento dos agentes do mercado de ações.

Os planos de investimentos destas companhias aceleraram no atual ano fiscal, que termina em março de 2015, para um crescimento de 7,4%, em comparação com uma alta de 0,1% na pesquisa de março. O número mais recente é o maior em sete anos.

Outro fator positivo para a bolsa de Tóquio foi o avanço do dólar ante o iene durante a sessão asiática, o que beneficia os exportadores japoneses.

Entre os principais destaques do pregão, as ações da empresa de engenharia mecânica e eletrônica Fanuc encerraram com ganho de mais de 2%.

Muitos operadores citaram que os números da pesquisa Tankan deram apoio à tendência de compra, tendo em vista que as montadoras olham para esse tipo de empresas em primeiro lugar quando fazem novos investimentos de capital. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Mercado financeiroNikkei

Mais de Mercados

B3 reforça estratégia em duplicatas com aquisição de R$ 37 milhões

Sob 'efeito Coelho Diniz', GPA fecha segundo dia seguido entre maiores altas da bolsa

Trump diz que está preparado para disputa judicial pela demissão de Lisa Cook do Fed

Dólar fecha em leve alta de a R$ 5,43 com dados do IPCA-15