Bolsa de Tóquio: o índice Nikkei avançou 0,6% e encerrou o pregão com 15.749,66 pontos (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 3 de dezembro de 2013 às 05h24.
Tóquio - A Bolsa de Tóquio encerrou o pregão em alta, influenciado pela valorização do dólar acima de 103 ienes, para o maior patamar em seis meses ante o iene. O índice Nikkei avançou 0,6% e encerrou o pregão com 15.749,66 pontos, aproximando-se do recorde de fechamento em quase seis anos.
O índice Nikkei já acumula ganhos de quase 12% desde 28 de outubro, e está posicionado para superar a máxima intraday do ano, registrada quando o índice bateu os 15.942,60 pontos.
As ações registraram ganhos desde o início do pregão, à medida que o dólar superou a marca de 103 ienes e alcançou a máxima em seis meses. A valorização da moeda norte-americana reflete a surpreendente melhora no índice de atividade industrial dos EUA, medido pelo Instituto para Gestão de Oferta (ISM, na sigla em inglês). O indicador subiu para 57,3 em novembro, de 56,4 em outubro, e alcançou o maior nível do ano.
"O dado dos EUA está mantendo a especulação sobre quando o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) começará o processo de redução dos estímulos de suas operações mensais de compra de bônus bem ancoradas", disse um diretor de negociação de ações em uma corretora estrangeira.
No entanto, a alta preocupou alguns investidores, que afirmaram que essas compras especulativas podem acionar uma correção antes do vencimento de opções e futuros de índices na próxima semana.
O estrategista sênior de investimentos da Mitsubishi UFJ Morgan Stanley Securities, Norihiro Fujito, explicou que grande parte da alta do mercado tem ocorrido com a clássica estratégia do mercado de operar vendido em iene e comprado em índices futuros do Nikkei.
Norihiro alertou que com o vencimento de contratos futuros e de opções em 13 de dezembro pode ocorrer um significativo desmonte de posições por grandes players internacionais. Segundo dados do governo, o fluxo de investimentos estrangeiros em ações no Japão totalizaram 2 trilhões de ienes nas duas últimas semanas, no maior movimento desde abril.
Entre as ações com grande peso no índice, destaque para os ganhos de 4,3% nas ações do SoftBank e de 2,5% para as do JGC. Fonte: Dow Jones Newswires.