Mercados

Nikkei cai 1% com enfraquecimento do dólar

O câmbio prejudicou papéis de exportadoras e de montadoras


	Bolsa de Tóquio: o índice Nikkei fechou em queda de 1,0%, para 14.086,80 pontos
 (Getty Images)

Bolsa de Tóquio: o índice Nikkei fechou em queda de 1,0%, para 14.086,80 pontos (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2013 às 06h24.

Tóquio - As ações na Bolsa de Tóquio fecharam em forte baixa, pressionadas pelas ações da Nikon e por um dólar mais fraco, o que prejudicou papéis de exportadoras e de montadoras.

O índice Nikkei fechou em queda de 1,0%, para 14.086,80 pontos, e acumulou perdas de 0,8% na semana. No mesmo momento, o dólar era negociado a 98,10 ienes, de 98,61 ienes no fechamento de quinta-feira.

A queda do dólar ocorreu apesar do crescimento melhor que o esperado para o Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA no terceiro trimestre, o que elevou as preocupações de que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) poderá reduzir os estímulos antes do que se antecipava.

Para o estrategista de ações da CLSA, Nicholas Smith, a questão agora é o quão agressiva a futura presidente Janet Yellen será na redução do programa de compras de ativos do Fed. Apesar da volatilidade no mercado de câmbio, o iene já enfrentou praticamente todo o enfraquecimento para o momento, então o foco deve se voltar para o Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) e o quanto ele ainda anunciará de estímulos, afirmou o estrategista.

As ações mais sensíveis às exportações foram atingidas pela queda do dólar. As da Suzuki Motors perderam 0,8% e as da Toyota caíram 1,1%. Exportadoras do setor de tecnologia também foram pressionadas e as ações da Kyocera e Tokyo Electron recuaram 1,0% e 1,7%, respectivamente.

Na temporada de balanços corporativos, o foco se voltou para a Nikon, cujas ações fecharam em baixa de 3,6%. A empresa reportou uma queda de 44% no lucro líquido do segundo trimestre do ano fiscal, para 9,2 bilhões de ienes, prejudicada pelo mercado de semicondutores e pela contração no mercado de câmeras digitais. A Nikon também reduziu suas metas de vendas para o segundo semestre do ano fiscal. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresAçõesMercado financeiroNikkei

Mais de Mercados

Ambipar perde R$ 4 bi em valor de mercado após conseguir proteção na Justiça contra credores

Assaí (ASAI3) fecha entre as maiores baixas do Ibovespa após processar GPA

Ibovespa fecha abaixo dos 146 mil pontos com dúvida sobre próximos passos do Fed

Dólar fecha em alta, a R$ 5,36, após dados fortes sobre economia dos EUA