Netflix: gigante do streaming reconfigura estratégia
Repórter
Publicado em 17 de abril de 2025 às 06h16.
Wall Street está de olho no relatório de lucros do primeiro trimestre da Netflix (NFLX), divulgado nesta quinta-feira, 17, após o fechamento dos mercados dos Estados Unidos, mas com uma mudança significativa: a empresa não irá mais divulgar dados sobre o número de assinantes, que anteriormente serviam como um dos principais indicadores da saúde de seus negócios.
Em vez disso, a Netflix focará em métricas como engajamento de usuários e receita, que, segundo a companhia, "refletem melhor seu sucesso à medida que amadurece".
Após um quarto trimestre forte, impulsionado por eventos esportivos ao vivo e o maior número de novos assinantes da história da empresa. No trimestre passado, a gigante do streaming atingiu o número histórico de 301,6 milhões de assinantes, aumento de 18,9 milhões de um trimestre para outro.
Agora, muitos analistas esperam um primeiro trimestre com crescimento menos intenso, devido a um line-up de conteúdo mais modesto.
Saiba o que esperar dos resultados da Netflix:
Wall Street também estará atenta à evolução da estratégia de anúncios da Netflix, uma área em que a empresa aposta forte para garantir um crescimento substancial nos próximos anos.
A Netflix espera dobrar sua receita com anúncios em 2023, após um aumento de 150% nos compromissos publicitários no ano passado.
Analistas do mercado querem saber mais sobre a expansão da receita com anúncios e os margens de lucro da plataforma, além de ouvir informações sobre a saúde do mercado publicitário.
Outra preocupação dos analistas é o impacto das incertezas econômicas e das tarifas comerciais nos negócios de publicidade da Netflix. A empresa foi forçada a reduzir suas taxas de anúncios depois que a Amazon introduziu publicidade no Prime Video. A pressão pode aumentar, especialmente com a guerra comercial e as dificuldades econômicas que podem afetar os gastos com publicidade.
Netflix também tem investido em tecnologia de anúncios própria, com foco em melhorar a monetização e personalização para seus usuários.
Em 2022, a plataforma lançou um plano com anúncios, que, até janeiro de 2023, representava mais de 55% das novas inscrições nos países onde está disponível.
Analistas estarão atentos ao crescimento desse plano, além de questionar sobre a progressão da empresa em relação ao uso de parceiros como The Trade Desk e Google para suas vendas de anúncios.
O interesse também está em como a Netflix planeja expandir sua oferta de esportes, uma área com grande potencial de apelo publicitário.
Além disso, a empresa está cada vez mais investindo em conteúdo criado por usuários para competir com o domínio do YouTube na visualização de TV.
Analistas também querem saber como a proibição do compartilhamento de senhas está impactando os negócios da Netflix, com algumas projeções indicando que os benefícios dessa mudança devem continuar a se expandir até 2025.
As ações da Netflix mostraram um forte desempenho, superando níveis importantes no gráfico e sugerindo que os investidores estão apostando em um novo relatório de lucros positivo.
Historicamente, a Netflix viu suas ações subirem em média 10,4% no dia seguinte ao anúncio de seus resultados trimestrais.