Mercados

Nasdaq e ICE oferecem US$11,3 bi para ficarem com Nyse Euronext

Oferta é 19% a mais da proposta feita pela Deutsche Boerse

Nova proposta  da Nasdaq impede que a companhia alemã assuma o emblemático quarteirão da sede da Nyse nos Estados Unidos (Daniel Barry/Getty Images)

Nova proposta da Nasdaq impede que a companhia alemã assuma o emblemático quarteirão da sede da Nyse nos Estados Unidos (Daniel Barry/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de abril de 2011 às 13h02.

Nova York - A Nasdaq OMX e a IntercontinentalExchange (ICE) anunciaram nesta sexta-feira uma oferta rival para comprar a NYSE Euronext por cerca de 11,3 bilhões de dólares em dinheiro e ações.

A proposta representa um prêmio sobre a apresentada em fevereiro pela bolsa alemã Deutsche Boerse para adquirir a NYSE Euronext.

A iniciativa pode levantar novos questionamentos antitruste, já que combinaria as duas maiores operadoras de bolsas de valores para negociação de ações dos Estados Unidos.

A oferta da Deutsche Boerse pela NYSE já era vista como potencial alvo de restrições por reguladores, já que a empresa combinada teria praticamente o monopólio como plataforma de negociação de derivativos na Europa.

A oferta da Deutsche Boerse também levantou preocupações políticas, com alguns legisladores nos EUA se opondo à ideia de uma empresa estrangeira assumindo o controle de um emblemático símbolo de Wall Street.

A nova oferta avalia cada ação da NYSE Euronext em 42,50 dólares.

A proposta representa um prêmio de 19 por cento sobre o preço de fechamento da ação da NYSE na quinta-feira e está 27 por cento acima do valor de mercado da companhia antes de a Deutsche Boerse anunciar sua proposta de 10,2 bilhões de dólares pela companhia em fevereiro.

Pelos termos do negócio, a ICE compraria os valiosos negócios de derivativos da NYSE, enquanto a Nasdaq ficaria com as plataformas de negociação de ações e opções.

"Parece um movimento audaz da Nasdaq e da ICE. Certamente o prêmio que eles estão pagando é um pouco alto", disse o analista Karl Morris, da Keefe Bruyette & Woods, em Londres. "Agora temos que ver se a Deutsche Boerse pode melhorar a oferta pela NYSE", acrescentou.

As ações da NYSE disparavam 11 por cento, a 39 dólares, às 12h27 (horário de Brasília), enquanto as da Deutsche Boerse terminaram o pregão em Frankfurt em queda de 1,4 por cento.

As ações da Nasdaq subiam 3,5 por cento e as da ICE exibiam desvalorização de 3,6 por cento.

A Deutsche Boerse "continua a acreditar firmemente que sua fusão imaginada com a NYSE Euronext é a melhor combinação possível para os acionistas de ambos os grupos".

Por ora, a Deutsche Boerse está estudando a oferta rival antes de pensar nos seus próximos passos, segundo uma fonte familiar com os planos da bolsa alemã.

A NYSE Euronext disse que seu conselho vai "revisar cuidadosamente" a nova oferta e pediu aos acionistas que não tomem qualquer decisão antes do posicionamento do conselho.

A contraproposta ocorre em meio a uma nova onda de consolidação entre operadoras de bolsa em todo o mundo e alianças no setor.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresMercado financeiroNasdaqNegociaçõesNyse Euronext

Mais de Mercados

Por que a China não deveria estimular a economia, segundo Gavekal

Petrobras ganha R$ 24,2 bilhões em valor de mercado e lidera alta na B3

Raízen conversa com Petrobras sobre JV de etanol, diz Reuters; ação sobe 6%

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol