Mercados

Na Europa, bolsas encerram o ano com fortes ganhos

Com sinais cada vez mais frequentes de que o pior da crise ficou para trás, as principais bolsas da região terminaram 2013 comemorando a valorização


	Bolsa de Valores de Londres: continente europeu comemorou alta nas bolsas e sinais de que a crise acabou
 (Peter Macdiarmid/Getty Images)

Bolsa de Valores de Londres: continente europeu comemorou alta nas bolsas e sinais de que a crise acabou (Peter Macdiarmid/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de dezembro de 2013 às 10h58.

São Paulo - Em dia de baixo movimento financeiro e agenda esvaziada de indicadores, as bolsas europeias fecharam o pregão mais curto em alta, completando um ano de fortes ganhos para o mercado acionário na Europa. Com sinais cada vez mais frequentes de que o pior da crise ficou para trás, as principais bolsas da região terminaram 2013 comemorando a valorização na casa dos dois dígitos.

Entre as principais bolsas da região, Londres, Paris, Madri e Lisboa fecharam mais cedo, no início da tarde no horário local (às 11h, pelo horário de Brasília) para a celebração do Ano Novo. Outros mercados como a Bolsa de Frankfurt e de Milão não abriram as portas no último dia do ano. Com esse horário diferente de funcionamento, o movimento foi ainda mais baixo do que o registrado nos últimos dias.

O tom positivo foi reforçado por dados bons de Portugal. A produção industrial do país registrou uma alta de 2,9% em novembro ante o mês igual do ano passado, enquanto as vendas no varejo avançaram 3,6% na mesma comparação.

Nesse cenário, o índice FTSE da Bolsa de Londres ganhou 0,26% e encerrou a sessão a 6.749,09 pontos. As ações da Aberdeen Asset Management lideraram os ganhos com avanço de 3%. Já os papeis das mineradoras foram destaque negativo. No ano, o índice acumulou alta de 14,43%.

Na Bolsa de Paris, o índice CAC-40 avançou 0,47% e fechou a 4.295,95 pontos, acumulando ganho de 17,99% em 2013. O índice PSI-20, da Bolsa de Lisboa, teve alta de 0,08%, fechando a 6.558,85 pontos, na máxima da sessão. No ano, o índice subiu 15,98%. Em Madri, o índice IBEX-35 teve alta de 0,15% e fechou a 9.916,70 pontos, avançando 21,42%.

A melhor performance do ano, porém, foi do índice DAX da Bolsa de Frankfurt, que não abriu hoje. Com 9.552,16 pontos, o índice teve ganho de 25,48% em 2013. Já o índice FTSE-Mib, da Bolsa de Milão, que também não funcionou nesta terça-feira, 31, encerrou o ano com alta de 16,56%.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresEuropaLondresMetrópoles globaisReino Unido

Mais de Mercados

O dólar vem perdendo força frente ao real. A queda livre não foi só no Brasil

Varejistas caem em bloco na Bolsa após dados fracos do IBGE

Ibovespa opera em queda após disparar na véspera de olho em inflação mais baixa

Peso mexicano dispara com adiamento de tarifas de Trump