Mercados

MRV decepciona; Desemprego sobe…

Cautela na bolsa O Ibovespa teve leve queda de 015% nesta quarta-feira. Na visão de analistas, investidores seguem cautelosos à espera dos desdobramentos políticos. Entre os destaques de alta, as ações ordinárias da mineradora Vale subiram 6,3% e as preferenciais subiram 4,7%. Hoje, as cotações do minério de ferro na China atingiram o maior nível […]

CONSTRUTORAS: ações vivem período de euforia na bolsa, mas receita deve continuar ruim em 2017 / Germano Lüders (Germano Lüders/Exame)

CONSTRUTORAS: ações vivem período de euforia na bolsa, mas receita deve continuar ruim em 2017 / Germano Lüders (Germano Lüders/Exame)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de abril de 2016 às 18h27.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h32.

Cautela na bolsa

O Ibovespa teve leve queda de 015% nesta quarta-feira. Na visão de analistas, investidores seguem cautelosos à espera dos desdobramentos políticos. Entre os destaques de alta, as ações ordinárias da mineradora Vale subiram 6,3% e as preferenciais subiram 4,7%. Hoje, as cotações do minério de ferro na China atingiram o maior nível em quase um ano. O minério subiu 4%, para 64 dólares a tonelada.

_

MRV decepciona

As ações da construtora MRV caíram 5,7% nesta quarta-feira. A queda acontece após a companhia divulgar dados preliminares sobre o primeiro trimestre deste ano. O volume de lançamentos da companhia foi de 973 milhões de reais no período, valor que representa uma queda de 40% em comparação com o 1,6 bilhão de reais em lançamentos do quarto trimestre de 2015.

_

Aumento na Usiminas

As ações da siderúrgica Usiminas subiram 9,6% nesta quarta-feira. Ontem, as ações subiram 10% após declarações de que as empresas do setor vão anunciar reajustes nos preços em maio. Hoje, o jornal Valor Econômico disse que a Usiminas negocia com clientes para aplicar um aumento de até 14% nos preços.

_

Desemprego de dois dígitos

A taxa de desemprego no país chegou ao patamar de dois dígitos pela primeira vez desde o início do levantamento realizado pelo IBGE, em 2012. A taxa de desemprego foi de 10,2% no trimestre encerrado em fevereiro deste ano, quando o país tinha 10,37 milhões de pessoas procurando emprego sem encontrar. Dos setores da economia, a indústria foi a que mais demitiu de dezembro a fevereiro. Foram 740.000 empregos cortados de setembro a novembro de 2015, ou 5,9% dos funcionários que estavam trabalhando.

_

Gasto com viagens cai

Os gastos dos brasileiros em viagens internacionais caíram 43% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2015. De acordo com o Banco Central foram gastos 2,97 bilhões de dólares, o menor valor para um primeiro trimestre desde 2009. O encarecimento das viagens por causa da desvalorização do real e a queda na renda dos brasileiros são os principais fatores que influenciaram o resultado.

_

IPCA sobe

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), prévia da inflação oficial do país, teve alta de 0,51% em abril, ante alta de 0,43% em março. No acumulado de 12 meses até abril, o IPCA-15 avançou 9,34%, bem acima do teto da meta do governo — de 4,5%.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mercados

Dividendos: As empresas que mais pagaram proventos no ano e 3 recomendações para o restante de 2025

Jamie Dimon, CEO do JPMorgan, aconselha Trump: 'Pare de discutir com Powell sobre juros'

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump