Mercados

Moody’s rebaixa o rating da Espanha para A1 e mantém perspectiva negativa

Agência vê o país vulnerável ao stress de mercado e com um crescimento de apenas 1% em 2012

Protesto contra a crise na Espanha: o desemprego tem revoltado os cidadãos (David Ramos/Getty Images)

Protesto contra a crise na Espanha: o desemprego tem revoltado os cidadãos (David Ramos/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de outubro de 2011 às 19h03.

São Paulo – A agência de classificação de risco Moody’s reduziu hoje o rating dos títulos da dívida da Espanha de Aa2 para A1. A perspectiva é negativa, o que sugere que uma nova revisão pode apontar mais um rebaixamento. O país deverá enfrentar problemas de captação de recursos e possui projeções pífias de crescimento para 2011, aponta.

"A Espanha continua vulnerável ao stress de mercado e ao risco de eventos. Desde que se colocou sob revisão sua avaliação no final de julho de 2011, não se chegou a uma solução crível da crise de dívida soberana”, afirmou a Moody's. Segundo o comunicado, irá levar tempo para restaurar totalmente a confiança na coesão política da região e também as projeções econômicas.

A estimativa da agência para o crescimento do PIB espanhol em 2012, no melhor dos casos, é de 1%. Durante os anos seguintes, a expectativa é de um ritmo bastante moderado de aproximadamente 1,5%. Com a economia lenta, a Moody’s prevê uma maior dificuldade para atingir as ambiciosas metas fiscais do país.

“Em particular, a Moody’s continua a ter sérias preocupações sobre a situação de captação dos governos regionais e na habilidade deles em reduzir os déficits orçamentários de acordo com os objetivos traçados”, explicam Kathrin Muehlbronner e Bart Oosterveld, analistas que assinam o relatório.

Confira a íntegra do comunicado:

http://www.scribd.com/embeds/69352015/content?start_page=1&view_mode=list&access_key=key-1bqf1bnr5b50e4e6ulvz(function() { var scribd = document.createElement("script"); scribd.type = "text/javascript"; scribd.async = true; scribd.src = "http://www.scribd.com/javascripts/embed_code/inject.js"; var s = document.getElementsByTagName("script")[0]; s.parentNode.insertBefore(scribd, s); })();

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingCrises em empresasEspanhaEuropaMercado financeiroMoody'sPiigsRating

Mais de Mercados

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas

Dólar fecha em alta de 0,73% após Bolsonaro ser alvo de operação da PF