Mercados

Moody's rebaixa a nota de 26 bancos italianos

''As notas dos bancos italianos estão entre as mais baixas das economias avançadas europeias'', afirmam os analistas da agência de qualificação de riscos

 Moody''s rebaixou em um degrau a nota de 10 bancos (Joel Saget/AFP)

Moody''s rebaixou em um degrau a nota de 10 bancos (Joel Saget/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de maio de 2012 às 20h26.

Roma - A agência de qualificação de riscos Moody''s rebaixou nesta segunda-feira a nota de 26 bancos italianos, entre eles cinco entidades que fazem parte de grupos maiores, como Unicredit e Intesa Sanpaolo, devido à sua vulnerabilidade perante as dificuldades enfrentadas pela zona do euro.

''As notas dos bancos italianos estão entre as mais baixas das economias avançadas europeias e isto reflete a vulnerabilidade das entidades em um contexto difícil na Itália e na Europa'', afirmam os analistas de Moody''s.

Os analistas destacaram também a dificuldade ligada à ''recessão'' e à ''austeridade'' que na Itália está reduzindo a demanda de curto prazo.

''Os bancos são vulneráveis à renovada recessão na Itália, dados seus já elevados níveis de créditos problemáticos e debilitado rendimento'', assegura.

A Moody''s rebaixou em um degrau a nota de 10 bancos, dois degraus de outras oito entidades, três degraus de seis bancos, e quatro degraus de outras duas entidades bancárias.

Acompanhe tudo sobre:BancosEuropaFinançasItáliaMoody'sPaíses ricosPiigs

Mais de Mercados

CVC sobe 7% na bolsa com poison pill e alta das ações domésticas

Em meio a pressão por boicotes, ação do Carrefour sobe 3,31%

O saldo final – e os vencedores – da temporada de balanços do 3º tri, segundo três análises

Warren Buffett doa US$ 1,1 bilhão em ações da Berkshire Hathaway: "Nunca quis criar uma dinastia"