Mercados

Moody's pode rebaixar rating do Japão até o fim do mês

Agência de risco considera que não há razões para adiar a decisão e tendência é que nota do país caia

Tóquio: crise mundial e valorização do iene devem levar a queda do rating (Japan National Tourism Organization/Divulgação)

Tóquio: crise mundial e valorização do iene devem levar a queda do rating (Japan National Tourism Organization/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de agosto de 2011 às 20h00.

Cingapura - A Moody's Investors Service disse nesta segunda-feira que seu período habitual de três meses para fazer a revisão de um rating se aplica ao caso do Japão. A Moody's havia colocado o rating de crédito do Japão em revisão para possível rebaixamento em maio, o que indica que uma decisão poderá sair nos próximos dias.

"O período típico de revisão de 90 dias se aplica no caso do rating Aa2 do Japão, que foi colocado em revisão para possível rebaixamento em 31 de maio de 2011", disse um porta-voz da Moody's.

A agência poderá decidir prorrogar o prazo de revisão, mas há poucos sinais de que o Japão poderá escapar do rebaixamento. Por causa da crise da dívida europeia, da perspectiva nebulosa da economia dos EUA e do avanço persistente do iene no mercado de moedas, as condições da economia japonesa não melhoraram de maio para cá.

Entre as razões que a Moody's citou para a revisão do rating estavam os custos e os efeitos do terremoto e do tsunami de 11 de março e a preocupação com "o escopo, a eficácia e a oportunidade" de um programa de reformas fiscais" que ainda não foi transformado em lei. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingÁsiaJapãoMercado financeiroMoody'sPaíses ricosRating

Mais de Mercados

Por que a China não deveria estimular a economia, segundo Gavekal

Petrobras ganha R$ 24,2 bilhões em valor de mercado e lidera alta na B3

Raízen conversa com Petrobras sobre JV de etanol, diz Reuters; ação sobe 6%

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol