Mercados

Moody's pode rebaixar a nota de 16 bancos italianos

Grupo de bancos italianos pode ter seus ratings rebaixados em consequência da colocação em revisão para possível rebaixamento do soberano da Itália

A Moody's também alterou de estável para negativa a perspectiva para a dívida de longo prazo de outros 13 bancos italianos (Getty Images)

A Moody's também alterou de estável para negativa a perspectiva para a dívida de longo prazo de outros 13 bancos italianos (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de junho de 2011 às 09h52.

Londres - A Moody's colocou ontem em revisão para possível rebaixamento o rating de dívida de longo prazo e de depósito de 16 bancos italianos e o rating de emissor de longo prazo de duas instituições financeiras relacionadas ao governo. A Moody's também alterou de estável para negativa a perspectiva para a dívida de longo prazo e dos ratings de depósito de outros 13 bancos italianos.

Segundo a agência, um grupo de bancos italianos pode ter seus ratings rebaixados, em consequência da colocação em revisão para possível rebaixamento do rating soberano da Itália e de sua reavaliação sobre a intenção do governo em dar suporte as empresas financeiras. O rating soberano da Itália foi colocado em revisão em 17 de junho.

"Diante do difícil cenário econômico atual, a probabilidade de os governos europeus, incluindo o italiano, de dar suporte aos bancos domésticos é menor agora do que anteriormente", disse o analista da Moody's, Henry MacNevin. O analista informou que a ação de rating não tem como foco a situação de bancos específicos, mas o panorama para o setor como um todo.

Entre os bancos que tiveram seu rating de dívida e depósito de longo prazo colocados em revisão para possível rebaixamento estão o Intesa Sanpaolo, Banca Monte dei Paschi di Siena. O UniCredit SpA (UCG.MI), o Intesa Sanpaolo unit Banca IMI e o Banca Popolare di Milano (PMI.MI) estão entre os bancos que tiveram a perspectiva para o rating de depósito alterada para negativa ou em revisão para possível rebaixamento e que possibilidade de verem reduzidos o nível de suporte sistêmico. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingBancosEuropaFinançasItáliaMercado financeiroMoody'sPaíses ricosPiigsRating

Mais de Mercados

Vale (VALE3) sobe 6% após anúncio de pacote de estímulos da China

'Cenário geopolítico está piorando', alerta CEO do JPMorgan ao falar sobre guerras

Ibovespa fecha em alta com pacote de estímulos da China; Vale sobe 5%