Mercados

Moody's mantém classificação triplo A para nota do Reino Unido

Apesar disso, economia britânica enfrenta desafios enormes e crescentes; crise na zona do euro é uma ameaça

9. Reino Unido (Flickr)

9. Reino Unido (Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de dezembro de 2011 às 17h21.

Londres - A agência de classificação de dívida Moody's indicou nesta terça-feira que o Reino Unido merece manter o rating de 'AAA', mas advertiu que problemas como a crise na zona do euro reduzem a margem de manobra britânica.

A Moody's divulgou nesta terça-feira seu relatório anual sobre a situação do crédito da economia britânica, que não representa uma decisão sobre a nota creditícia do país, conforme especificou em comunicado.

Apesar manter sua máxima avaliação sobre a dívida britânica, a agência avisou que o Reino Unido enfrenta 'desafios enormes e crescentes'.

Entre eles, a Moody's citou o aumento do déficit e dívida públicos do Reino Unido desde 2008, as perspectivas de um crescimento econômico mais fraco e os riscos que emanam da situação da dívida na zona do euro.

O comunicado indica que tudo isso significa que o Reino Unido tem uma 'capacidade reduzida para absorver futuros choques macroeconômicos e fiscais sem que haja uma implicação para sua qualificação'.

O governo britânico se mostrou comprazido com a manutenção da avaliação de sua dívida em 'AAA', situação que, por enquanto, é mantida pelas três grandes agências de classificação de risco (Moody's, Fitch e Standard and Poor's).

Na semana passada, o ministro de Economia da França, François Baroin, classificou como 'muito preocupante' a situação econômica do Reino Unido e disse não entender por que as agências de classificação de risco ameaçam Paris, e não Londres.

A dívida pública ronda os 80% do Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido, enquanto o déficit supera 10% da economia, o terceiro pior registro de todos os da países da União Europeia (UE) - atrás apenas de Irlanda e Grécia.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaReino UnidoMercado financeiroAgências de ratingMoody'sRating

Mais de Mercados

B3 reforça estratégia em duplicatas com aquisição de R$ 37 milhões

Sob 'efeito Coelho Diniz', GPA fecha segundo dia seguido entre maiores altas da bolsa

Trump diz que está preparado para disputa judicial pela demissão de Lisa Cook do Fed

Dólar fecha em leve alta de a R$ 5,43 com dados do IPCA-15