Mercados

Moody's elogia crescimento da Austrália, mas cita riscos

A agência de classificação de risco afirmou que um possível sobreaquecimento do mercado imobiliário pode apresentar riscos de médio prazo


	Porto em Perth, na Austrália: o rating de longo prazo do país é Aaa
 (Sergio Dionisio/Bloomberg)

Porto em Perth, na Austrália: o rating de longo prazo do país é Aaa (Sergio Dionisio/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de junho de 2014 às 06h42.

São Paulo - O crescimento econômico da Austrália é robusto, mas alguns riscos se tornaram evidentes, alertou a Moody's. Em comunicado, a agência de classificação de risco afirmou que um possível sobreaquecimento do mercado imobiliário pode apresentar riscos de médio prazo.

A Moody's lembrou que os preços continuaram a subir no primeiro trimestre deste ano, com o crescimento médio anual nas oito principais cidades acelerando para 8,3%. Essa é a maior taxa de crescimento em quase quatro anos.

"Após considerar os limites no lado da oferta, o influxo de capital estrangeiro e o fato de que a política monetária deve continuar acomodatícia no futuro previsível, o mercado imobiliário parece cada vez mais suscetível a entrar em um looping positivo nos preços e eventualmente pode enfrentar uma correção", escreveu.

Mas, como o aumento no crédito imobiliário não foi acompanhado por um boom na construção de imóveis, uma potencial contração no setor teria impacto limitado na economia, avaliou a Moody's.

Ao mesmo tempo, a agência de classificação de risco disse que a estabilidade nos indicadores de confiança dos consumidores nos últimos anos é "notável" e que o crescimento de curto prazo parece direcionado pelo consumo doméstico, em vez de exportações e investimentos em recursos naturais.

A Moody's estima crescimento econômico de 2,6% a 3,0% ao ano durante os próximos cinco anos.

O rating de longo prazo da Austrália, medido pela Moody's, é Aaa, com perspectiva estável.

Acompanhe tudo sobre:AustráliaPaíses ricosMercado financeiroAgências de ratingMoody'sRating

Mais de Mercados

B3 reforça estratégia em duplicatas com aquisição de R$ 37 milhões

Sob 'efeito Coelho Diniz', GPA fecha segundo dia seguido entre maiores altas da bolsa

Trump diz que está preparado para disputa judicial pela demissão de Lisa Cook do Fed

Dólar fecha em leve alta de a R$ 5,43 com dados do IPCA-15