Mercados

Moody's coloca bancos irlandeses em revisão e pode rebaixá-los

Entidades atualmente em revisão pela agência são o EBS, a Irish Life & Permanent e o Bank of Ireland

Agência do Bank of Ireland: instituição deve ser estatizada com o resgate financeiro (Ross/Wikimedia Commons)

Agência do Bank of Ireland: instituição deve ser estatizada com o resgate financeiro (Ross/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de novembro de 2010 às 10h24.

Dublin - A agência de qualificação de riscos Moody's colocou em revisão nesta quinta-feira, com possibilidade de rebaixamento, a dívida e os depósitos a curto prazo de vários bancos irlandeses.

As entidades que serão revisadas são o EBS Building Society (Prime-2), Irish Life & Permanent (Prime-2) e o Bank of Ireland (Prime-1), que será possivelmente estatizado como resultado do resgate financeiro que o Governo irlandês negocia com a União Europeia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Segundo um comunicado da Moody's, a decisão responde ao "potencial de rebaixamento de várias notas" da dívida soberana irlandesa, que atualmente mantém uma qualificação de Aa2.

"Em consequência, a qualificação final dos depósitos a curto e longo prazo e a qualificação da dívida 'sêniors' destes bancos, cujos 'rating' incorporam um alto grau de apoio sistemático, podem agora ser menores que o previsto originalmente, o que poderia levar a qualificações mais baixas a curto prazo", explicou o texto.

A Moody's também colocou em revisão, com possibilidade de rebaixamento, a dívida subordinada vencida do EBS, assim como "a dívida subordinada vencida do Allied Irish Banks (AIB) (Ba3), sua dívida 'júnior' (B1), os valores acumulativos Tier 1 (B1) e as ações preferenciais não acumulativas (Caa1)".

A agência também revisa, com possibilidade de rebaixamento, a qualificação A3 dos depósitos bancários a longo prazo do Bank of Ireland no Reino Unido.

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingEuropaIrlandaMercado financeiroMoody'sPiigsRating

Mais de Mercados

Escândalo de suborno nos EUA custa R$ 116 bilhões ao conglomerado Adani

Dividendos bilionários da Petrobras, pacote fiscal e cenário externo: assuntos que movem o mercado

Ação da Netflix tem potencial de subir até 13% com eventos ao vivo, diz BofA

BTG vê "ventos favoráveis" e volta recomendar compra da Klabin; ações sobem