Mercados

Moody's coloca bancos irlandeses em revisão e pode rebaixá-los

Entidades atualmente em revisão pela agência são o EBS, a Irish Life & Permanent e o Bank of Ireland

Agência do Bank of Ireland: instituição deve ser estatizada com o resgate financeiro (Ross/Wikimedia Commons)

Agência do Bank of Ireland: instituição deve ser estatizada com o resgate financeiro (Ross/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de novembro de 2010 às 10h24.

Dublin - A agência de qualificação de riscos Moody's colocou em revisão nesta quinta-feira, com possibilidade de rebaixamento, a dívida e os depósitos a curto prazo de vários bancos irlandeses.

As entidades que serão revisadas são o EBS Building Society (Prime-2), Irish Life & Permanent (Prime-2) e o Bank of Ireland (Prime-1), que será possivelmente estatizado como resultado do resgate financeiro que o Governo irlandês negocia com a União Europeia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Segundo um comunicado da Moody's, a decisão responde ao "potencial de rebaixamento de várias notas" da dívida soberana irlandesa, que atualmente mantém uma qualificação de Aa2.

"Em consequência, a qualificação final dos depósitos a curto e longo prazo e a qualificação da dívida 'sêniors' destes bancos, cujos 'rating' incorporam um alto grau de apoio sistemático, podem agora ser menores que o previsto originalmente, o que poderia levar a qualificações mais baixas a curto prazo", explicou o texto.

A Moody's também colocou em revisão, com possibilidade de rebaixamento, a dívida subordinada vencida do EBS, assim como "a dívida subordinada vencida do Allied Irish Banks (AIB) (Ba3), sua dívida 'júnior' (B1), os valores acumulativos Tier 1 (B1) e as ações preferenciais não acumulativas (Caa1)".

A agência também revisa, com possibilidade de rebaixamento, a qualificação A3 dos depósitos bancários a longo prazo do Bank of Ireland no Reino Unido.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsMercado financeiroAgências de ratingIrlandaMoody'sRating

Mais de Mercados

Motiva vende aeroportos a grupo mexicano por R$ 11,5 bilhões

Investidor diminui posição em bolsa após rali do Ibovespa, diz estudo

Ibovespa fecha em baixa pelo 2º dia seguido com aversão global ao risco

Dólar firma queda na reta final do pregão e fecha em R$ 5,31