Mercados

Moody's ajuda índice Bovespa, apesar de preocupações com Europa

São Paulo - O mercado doméstico de ações operava em leve alta nesta segunda-feira, com o mau humor externo por preocupações com a Grécia sendo contrabalançado pela elevação do rating brasileiro pela Moody's. Às 10h45, o Ibovespa, principal índice do mercado acionário local, subia 0,19 por cento, aos 61.173 pontos. A bolsa exibiu algum alento […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de junho de 2011 às 10h58.

São Paulo - O mercado doméstico de ações operava em leve alta nesta segunda-feira, com o mau humor externo por preocupações com a Grécia sendo contrabalançado pela elevação do rating brasileiro pela Moody's.

Às 10h45, o Ibovespa, principal índice do mercado acionário local, subia 0,19 por cento, aos 61.173 pontos.

A bolsa exibiu algum alento após a agência de classificação de risco Moody's elevar o rating do Brasil para "Baa2", frente à nota anterior "Baa3", mantendo a perspectiva positiva.

"Era de se esperar que a bolsa desse uma melhorada após a Moody's elevar o Brasil. Pode ser que não sustente, devido aos problemas na Europa, mas sem dúvida dá algum suporte ao nosso mercado", disse Paulo Petrassi, sócio-gestor da Leme Investimentos.

Os papéis de maior peso no índice ajudavam a manter o mercado no azul. Petrobras PN subia 0,39 por cento, a 23,33 reais; enquanto Vale PNA tinha alta de 0,59 por cento, a 42,96 reais.

Mas os problemas de dívida na Europa seguiam impedindo uma recuperação maior do mercado.

A falta de apetite dos investidores tinha como causa contínuos temores de que a Grécia se torne o primeiro país da União Europeia a declarar moratória. Investidores receberam mal o adiamento da liberação da nova parcela de uma ajuda financeira a Atenas, que agora ficou para meados de julho.

O FTSEurofirst 300, mais importante índice acionário europeu, tinha queda de 0,56 por cento, enquanto os pregões em Wall Street operavam praticamente estáveis.

Por aqui, o setor financeiro liderava as perdas, seguido pelo segmento imobiliário e de telecomunicações.

Banco do Brasil recuava 0,48 por cento, a 26,92 reais, e MRV Engenharia cedia 0,44 por cento, a 13,68 reais.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Lucro da B3 sobe para R$ 1,2 bilhão no 3º tri, mas principal linha de receita recua

Dividendos mais altos? Reforma tributária pode antecipar distribuições, diz Bofa

Disney está perdendo milhões de dólares por dia devido ao bloqueio do YouTube TV

Microsoft e Google vão investir US$ 16 bilhões em IA na Europa