Mercados

MMX toma o controle da PortX após desembolsar R$ 6,34 bilhões

Durante leilão na BM&FBovespa, o braço de mineração de Eike Batista adquiriu nesta tarde 92,2% das ações da PortX que estavam em circulação no mercado

A mineradora de Eike Batista queria inicialmente 50% mais uma ação da PortX, mas conseguiu abraçar 92,2% do capital em circulação no mercado (Daniela Dacorso)

A mineradora de Eike Batista queria inicialmente 50% mais uma ação da PortX, mas conseguiu abraçar 92,2% do capital em circulação no mercado (Daniela Dacorso)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de julho de 2012 às 19h47.

São Paulo – A MMX Mineração (MMXM3), do bilionário brasileiro Eike Batista, concluiu nesta sexta-feira (20) a compra de 92,2% do total de ações que estavam em circulação no mercado da PortX Operações Portuárias por meio de leilão realizado na BM&FBovespa.

No total, 992,456 milhões de papéis estavam a disposição da MMX, mas os detentores de 7,8% ou 76,645 milhões de ações não aceitaram a oferta da companhia.

A MMX desembolsou 6,343 bilhões de reais com a operação, o que representa o pagamento de 3,56 reais por cada uma das 915,811 milhões de ações que foram adquiridas na tarde de hoje. Tantos as ações ordinárias (PRTX3) e as units (PRTX11) da PortX foram negociadas durante o leilão. A coordenação da oferta foi feita pelo Credit Suisse.

Os investidores poderiam escolher duas opções para o pagamento. A primeira previa a troca de uma ação da PortX por um Título de Remuneração Variável Baseada em Royalties emitido pela MMX, e mais 0,0502351 ação da MMX. Já a segunda opção previa a troca de uma ação da PortX por um Título de Remuneração Variável Baseada em Royalties emitido pela MMX e o pagamento em dinheiro de R$ 0,7014326 por ação.

O objetivo da MMX era adquirir o controle da PortX, ou seja, 50% das ações mais uma. Com 92,2% do free-float (papéis em circulação no mercado), o braço de mineração do grupo de Eike Batista tem nas mãos o controle da companhia.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresEike BatistaEmpresáriosEmpresasMineraçãoMMXOSXPersonalidadesPortXSetor de transporteSiderúrgicas

Mais de Mercados

Musk, Bezos, Zuckerberg: os bilionários que mais perderam dinheiro após tarifas de Trump

CEOs já acreditam que Estados Unidos estão em recessão, diz Larry Fink, da BlackRock

Mercados europeus fecham em queda pela 4ª sessão consecutiva com temor sobre guerra comercial

S&P 500 entra no bear market após Trump ameaçar China com tarifas adicionais