Mercados

Minério de ferro sobe 8% e toca máxima de 3 anos em bolsa chinesa

Contrato mais ativo do minério de ferro na bolsa de Dalian atingiu o teto de alta durante a sessão nesta segunda-feira, a 657,50 iuanes por tonelada

Minério de ferro: minério no mercado à vista, com entrega imediata no porto de Qingdao, subiu 3,86 por cento (MARCELO PRATES)

Minério de ferro: minério no mercado à vista, com entrega imediata no porto de Qingdao, subiu 3,86 por cento (MARCELO PRATES)

R

Reuters

Publicado em 16 de janeiro de 2017 às 11h02.

Manila - Os contratos futuros do minério de ferro na China subiram 8 por cento nesta segunda-feira para uma máxima de três anos, sustentados por ganhos nos preços do aço que continuam a beneficiar-se da campanha do governo para reduzir o excesso de capacidade produtiva.

Uma alta acentuada nos preços do aço e do minério de ferro, assim como em outras matérias-primas siderúrgicas, como coque e carvão de coque, sugere que investidores especulativos aproveitaram o sentimento altista para o setor e ampliaram apostas nestas commodities, como fizeram no ano passado.

O contrato mais ativo do minério de ferro na bolsa de Dalian atingiu o teto de alta durante a sessão nesta segunda-feira, tocando 657,50 iuanes (95 dólares) por tonelada, maior cotação desde janeiro de 2014, antes de fechar com alta de 7,2 por cento, a 653 iuanes.

"Há uma melhora no sentimento desde a semana passada e eu creio que há mais (forças) especulativas", disse o analista Wang Di, da consultoria CRU, em Pequim.

Já o minério no mercado à vista, com entrega imediata no porto de Qingdao, subiu 3,86 por cento, a 83,65 dólares por tonelada, segundo dados do Metal Bulletin.

Os futuros do aço na bolsa de Xangai subiram 5,2 por cento, fechando a 3.375 iuanes por tonelada, depois de tocar a máxima de um mês a 3.418 iuanes.

"É um mercado maluco. Não há razão para explicar esse movimento", disse um operador de Cingapura sobre a disparada do minério nesta segunda-feira, citando fundamentos "pobres" que deveriam limitar ganhos.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresChinaMinério de ferroMinériosPreços

Mais de Mercados

Mercado pressiona Fed por novo corte de 50 na próxima reunião

Petrobras bate recorde de investidores, mesmo com queda de CPFs na B3

Fed corta juros em 50 pontos-base – primeira redução em mais de quatro anos

Petrobras cai mais de 2% após notícia sobre possível redução no preço dos combustíveis; empresa nega