Invest

Minério de ferro recua pela 3ª semana seguida com incertezas sobre demanda

Commodity registra baixa à medida que China intensifica campanha para limpar um de seus setores mais poluentes

Movimento influenciou o desempenho da Vale, que caiu 3% no pregão da véspera (Ian Waldie/Bloomberg)

Movimento influenciou o desempenho da Vale, que caiu 3% no pregão da véspera (Ian Waldie/Bloomberg)

B

Bloomberg

Publicado em 6 de agosto de 2021 às 11h19.

Os futuros do minério de ferro em Singapura indicavam a terceira queda semanal com os crescentes obstáculos na gigantesca indústria siderúrgica da China.

A matéria-prima usada na fabricação de aço se desvalorizou cerca de 4,5% esta semana e mostra baixa superior a 20% desde meados de julho, quando o governo de Pequim intensificou a campanha para limpar um de seus setores mais poluentes. Também surgem dúvidas mais amplas sobre o crescimento da maior economia da Ásia diante do impacto causado por novas medidas restritivas para controlar o surto causado pela variante delta do coronavírus.

O movimento influenciou o desempenho da Vale (VALE3). As ações da mineradora recuaram 3,06% no pregão da véspera acompanhando a queda da commodity. Nesta sexta-feira, o papel busca recuperação e sobe 0,99%.

Na China, a mais recente restrição ao setor siderúrgico ocorre na província de Shanxi, no norte do país, com a ordem de que as usinas reduzam a produção no segundo semestre, segundo relatório da consultoria Mysteel. O governo chinês prometeu manter a produção abaixo do recorde do ano passado e aumentou as tarifas de exportação depois que as usinas produziram volumes maiores no primeiro semestre.

Executivos de várias usinas chinesas também se comprometeram a implementar estritamente as ordens do governo para cortar a produção em meio à campanha de redução de emissões do país, de acordo com a Associação de Ferro e Aço da China.

Uma queda acentuada das margens das siderúrgicas e maior fiscalização ambiental podem desacelerar a produção de aço e pesar nos preços do minério de ferro, disse o Australia & New Zealand Banking em relatório. O crescimento mais lento do crédito também tende a reduzir a demanda dos segmentos de construção e manufatura neste semestre, disse o banco.

*Com a redação

Acompanhe tudo sobre:ChinaCommoditiesMinério de ferro

Mais de Invest

Por que está mais difícil de prever crises nos Estados Unidos

Por que empresas de robotáxi chinesas não foram bem recebidas na bolsa

Tesla segue roteiro da Berkshire. Mas Elon Musk pode ser novo Buffett?

Mega-Sena: resultado do concurso 2.938; prêmio é de R$ 55 milhões