Mercados

Minério de ferro fica perto de US$120 e tem segunda alta

O minério de ferro subiu quase 15 por cento em outubro, seu segundo ganho mensal consecutivo


	Transporte de minério no pátio ferroviário da Usiminas: uma carga de minério brasileiro com teor de 65,53 por cento de ferro foi vendida a 129,06 dólares na terça-feira
 (Iugo Koyama/VEJA)

Transporte de minério no pátio ferroviário da Usiminas: uma carga de minério brasileiro com teor de 65,53 por cento de ferro foi vendida a 129,06 dólares na terça-feira (Iugo Koyama/VEJA)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de outubro de 2012 às 15h00.

Cingapura - Os preços do minério de ferro no mercado spot mantiveram-se perto de 120 dólares por toneladas e vendedores aumentaram as ofertas para cargas importadas ao principal mercado global, a China, nesta quarta-feira com esperanças de que siderúrgicas continuarão a elevar a produção pelo resto do ano em meio a uma modesta recuperação da demanda.

O minério de ferro subiu quase 15 por cento em outubro, seu segundo ganho mensal consecutivo, depois que uma recuperação nos preços do aço na China encorajou produtores a recompor estoques da matéria-prima.

O minério de ferro de referência, com 62 por cento de conteúdo de ferro, foi cotado a 119,30 dólares por tonelada nesta quarta-feira, leve queda de 50 centavos ante o dia anterior, de acordo com dados do Steel Index.

O ganho acumulado em outubro foi de cerca de 14,5 por cento, após uma elevação de aproximadamente 16,5 por cento em setembro.

Paralelamente, vendedores da Austrália e alguns carregamentos da Índia para a China elevaram preços oferecidos em 1 a 2 dólares por tonelada nesta quarta-feira, disseram traders, com siderúrgicas continuando a produzir aço em suas capacidades máximas.

A produção de aço na China atingiu praticamente 2 milhões de toneladas de média diária entre 11 e 20 de outubro, alta de 4 por cento ante os 10 dias anteriores e equiparando um patamar visto no início de junho, uma vez que preços em elevação encorajaram usinas a reforçar a produção.

"Siderúrgicas estão buscando algumas cargas, mas eu acho que algumas não querem assumir o risco de pagar preços mais altos no momento, então elas repetem negócios em preços anteriores", disse um trader de minério de ferro sediado em Xangai.

Uma carga de minério brasileiro com teor de 65,53 por cento de ferro foi vendida a 129,06 dólares na terça-feira, disse o trader. Em outra licitação para minério brasileiro, de 64,36 por cento de teor de ferro, a tonelada foi negociada a 119,77 dólares.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaInfraestruturaMinérios

Mais de Mercados

Por que a China não deveria estimular a economia, segundo Gavekal

Petrobras ganha R$ 24,2 bilhões em valor de mercado e lidera alta na B3

Raízen conversa com Petrobras sobre JV de etanol, diz Reuters; ação sobe 6%

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol