Invest

Minério de ferro e cobre ampliam ganhos com estímulos da China

O minério de ferro acumula alta de 15% em junho e é negociado perto da maior cotação em cerca de dois meses

Minério de ferro: os futuros do minério caíram nesta terça-feira, um dia após registrarem o maior recuo para um único dia em quase 10 meses (Beawiharta/Reuters)

Minério de ferro: os futuros do minério caíram nesta terça-feira, um dia após registrarem o maior recuo para um único dia em quase 10 meses (Beawiharta/Reuters)

Bloomberg
Bloomberg

Agência de notícias

Publicado em 16 de junho de 2023 às 09h40.

Commodities industriais como o cobre e o minério de ferro caminham para o terceiro avanço semanal seguido em meio a apostas crescentes em mais medidas de estímulo do governo na China, o maior consumidor de metais.

O minério de ferro acumula alta de 15% em junho e é negociado perto da maior cotação em cerca de dois meses, impulsionado por expectativas de estímulo, melhora das margens das usinas e baixos estoques nos portos. O cobre está no maior patamar em mais de um mês.

Políticas de incentivo

A China vai acelerar os trabalhos para elaborar e implementar políticas que estimulem o consumo, disse a porta-voz da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, Meng Wei, em apresentação mensal. Na quinta-feira, o Banco Popular da China reduziu a taxa para empréstimos de um ano. Dados desta semana mostraram que o investimento imobiliário, a produção industrial e o crescimento das vendas no varejo se desaceleraram ou ficaram abaixo das expectativas.

O Conselho de Estado avalia um amplo pacote de propostas de estímulo para setores como o imobiliário, informou a Bloomberg News no início desta semana.

Embora o rápido rali do minério de ferro tenha gerado preocupações sobre uma possível intervenção do governo para esfriar o mercado, o otimismo em torno dos estímulos vai continuar a sustentar os preços, disse Wei Ying, analista da China Industrial Futures.

Acompanhe tudo sobre:Minério de ferroCobreChina

Mais de Invest

ETF de Ibovespa ou ação por ação: como surfar nos recordes da bolsa

Ibovespa opera acima dos 155 mil pontos, alinhado com exterior

Wells Fargo vê dólar pressionado por onda conservadora na América Latina

Diageo, dona da Smirnoff, contrata novo CEO e ações disparam 7,8%