Invest

Minério de ferro: commodity sobe com plano da China para impulsionar construção

Governo em Pequim fez um raro ajuste ao seu orçamento para permitir mais gastos

Minério de ferro: governo em Pequim fez um raro ajuste ao seu orçamento para permitir mais gastos (Georgy Rozov/Getty Images)

Minério de ferro: governo em Pequim fez um raro ajuste ao seu orçamento para permitir mais gastos (Georgy Rozov/Getty Images)

Bloomberg
Bloomberg

Agência de notícias

Publicado em 25 de outubro de 2023 às 11h36.

Última atualização em 26 de outubro de 2023 às 18h08.

O minério de ferro subiu pelo terceiro dia consecutivo depois que a China anunciou um aumento de gastos e emissões de dívida, com parte dos fundos destinados à construção.

A cotação da matéria-prima em Singapura subiu até 1,6% nesta quarta-feira, 25, para US$ 118 a tonelada, e acumula alta de mais de 4% na semana.

China: aumento de gastos e emissões de dívida

O governo em Pequim fez um raro ajuste ao seu orçamento para permitir mais gastos. O plano inclui a emissão de 1 trilhão de iuanes (US$ 137 bilhões) a mais de dívida no atual trimestre.

Os sinais de que o presidente Xi Jinping está empenhado em impulsionar a economia e os mercados financeiros foram reforçados por sua primeira visita à sede do Banco Popular da China na terça-feira.

O mercado de metais agora aguarda o discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Jerome Powell, no final da tarde. Qualquer aceno a um maior aperto monetário pode ser negativo para o cobre, que depende das perspectivas globais para atividade industrial e consumo. O metal já sofre a pressão de sinais de desaceleração na indústria de veículos elétricos.

Acompanhe tudo sobre:Minério de ferroChinaCommodities

Mais de Invest

Qual a diferença entre herdeiros necessários e testamentários?

Mercado pressiona Fed por novo corte de 50 na próxima reunião

Quais são os documentos necessários para fazer um inventário extrajudicial?

Petrobras bate recorde de investidores, mesmo com queda de CPFs na B3