Invest

Mercados globais operam cautelosos no dia da abertura do simpósio de Jackson Hole

Investidores acompanham dados econômicos, balanços corporativos e discursos do Federal Reserve em meio à expectativa por corte de juros em setembro

Jerome Powell: presidente do Federal Reserve disse que ativos estão bastante valorizados e cenário de cortes segue incerto (Chip Somodevilla/Getty Images)

Jerome Powell: presidente do Federal Reserve disse que ativos estão bastante valorizados e cenário de cortes segue incerto (Chip Somodevilla/Getty Images)

Publicado em 21 de agosto de 2025 às 06h15.

As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente em alta nesta quinta-feira, 21, enquanto investidores aguardam a abertura do simpósio do Federal Reserve (Fed) em Jackson Hole, nos Estados Unidos.

Na Austrália, o índice S&P/ASX 200 subiu 1,13% e renovou recorde, impulsionado por ganhos expressivos de companhias de alimentos, tecnologia e baterias.

Em contrapartida, o Nikkei 225, no Japão, recuou 0,65%, acompanhando a terceira queda seguida, em meio à pressão dos rendimentos dos títulos públicos que atingiram máximas de décadas. Já o Kospi avançou 0,37% em Seul.

Na China, o CSI 300, que reúne as principais ações de Xangai e Shenzhen, ganhou 0,39%, enquanto o índice de Hong Kong, o Hang Seng, caiu 0,24%.

Europa e EUA

Na Europa, os principais índices abriram no vermelho. O Stoxx 600 recuava 0,23% por volta das 6h, com perdas de 0,51% no francês CAC 40. Em Londres, o FTSE 100 operava próximo da estabilidade, após renovar recorde no fechamento anterior, e, em Frankfurt, o DAX cedia 0,09%.

Entre os destaques corporativos, a varejista britânica WH Smith desabava quase 38% após revisar para baixo sua projeção de lucro nos Estados Unidos.

Em Wall Street, o movimento era de cautela. Os futuros do S&P 500 recuavam 0,09%, enquanto os do Dow Jones caíam 0,24% e os do Nasdaq 100 estavam estáveis.

Na véspera, o S&P 500 acumulou a quarta sessão negativa e o Nasdaq teve a segunda queda seguida, em meio à correção das big techs.

O foco dos investidores está no encontro do Fed em Jackson Hole, que começa hoje. O presidente do banco central americano, Jerome Powell, discursa na sexta-feira, em meio a apostas de mais de 80% de que a instituição cortará juros em setembro, segundo a ferramenta FedWatch, da CME.

Além disso, dados de pedidos semanais de auxílio-desemprego e balanços como o do Walmart também movimentam os negócios nesta quinta-feira.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresFed – Federal Reserve SystemJerome PowellÁsiaEuropaEstados Unidos (EUA)

Mais de Invest

Região do Delta do Rio Yangtzé responde por 58% do crescimento do comércio exterior chinês

Mercado de commodities da China mantém estabilidade pelo quinto mês seguido

Petrobras faz primeira importação de gás natural de Vaca Muerta, na Argentina

Ibovespa fecha em baixa de 0,4% e perde o patamar dos 144 mil pontos