Invest

Mercados globais flertam com máxima histórica com alívio nas tensões comerciais

Índice MSCI All Country World acumula alta de 19% desde abril com expectativa de cortes de juros e avanços nas negociações comerciais

Publicado em 3 de junho de 2025 às 06h35.

Os mercados globais estão perto de atingir uma nova máxima histórica, impulsionados por uma combinação de alívio nas tensões comerciais e expectativa de cortes de juros nos Estados Unidos, segundo a Bloomberg.

O índice MSCI All Country World, que acompanha ações de países desenvolvidos e emergentes, subiu 19% desde as mínimas de abril e está agora a apenas 0,5% do recorde de fechamento de 887,72 pontos, alcançado em 18 de fevereiro.

A perspectiva de uma trégua nas tarifas impostas pelos Estados Unidos a parceiros comerciais reacendeu o apetite por risco e levou os principais índices acionários a recuperarem as perdas registradas após o anúncio inicial das tarifas no início de abril.

Projeções compiladas pela Bloomberg indicam que o índice global da MSCI pode subir mais 11% nos próximos 12 meses, com base nas estimativas de lucros das empresas que compõem o índice. O cenário mais favorável tem levado estrategistas a revisar para cima suas alocações em grandes mercados.

No mês passado, o Morgan Stanley elevou sua recomendação para ações e títulos norte-americanos com base na expectativa de que a política monetária mais flexível do Federal Reserve favoreça tanto o mercado de renda fixa quanto os resultados corporativos. Já o Nomura passou a recomendar ações chinesas com uma visão de "tática de compra", sinalizando maior otimismo com o desempenho dos papéis do país asiático.

Investidores seguem atentos aos desdobramentos da disputa comercial entre Estados Unidos e China, com foco em uma possível conversa entre Trump e o presidente Xi Jinping para amenizar as tensões. Apesar das acusações mútuas de descumprimento de um acordo fechado em maio, os analistas veem espaço para uma solução negociada.

Acompanhe tudo sobre:AçõesEstados Unidos (EUA)ChinaTarifas

Mais de Invest

Mega-Sena: resultado do concurso 2.889; prêmio é de R$ 3 milhões

Fundos imobiliários podem falir? Entenda quais situações têm risco e o que pode ser feito

Sofá na Caixa: Procon-SP abre investigação contra empresa após 500 reclamações

S&P 500 e Nasdaq têm recordes históricos e indicam perspectivas de melhora na economia dos EUA