Invest

Mercados asiáticos sobem no aguardo da eleição nos EUA

Ouro e petróleo operavam na estabilidade no início desta manhã

O índice Nikkei subiu após feriado no Japão (Richard A. Brooks / AFP)

O índice Nikkei subiu após feriado no Japão (Richard A. Brooks / AFP)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 5 de novembro de 2024 às 06h02.

Os índices futuros das ações nos EUA e o comportamento do dólar pouco se alteraram nas primeiras horas desta terça-feira, dia da eleição presidencial nos EUA.

Nos mercados de ações regionais, os benchmarks de ações chinesas subiram mais de 2% para liderar os ganhos na Ásia - Hong Kong subiu 2,1% e Xangai, 2,3%. O Nikkei 225 no Japão saltou 1,1% após um feriado, enquanto o ASX na Austrália perdeu 0,4%.

Após um início cauteloso do dia, as ações subiram após dados que mostraram que a atividade de serviços da China se expandiu no ritmo mais rápido desde julho. Investidores também se animaram com comentários do primeiro-ministro chinês de que o país tem espaço para mais políticas que possam incentivar o crescimento econômico.

Mercado de olho nos EUA

O foco maior da semana, claro, está nas eleições nos EUA, já que as pesquisas mostram Donald Trump e Kamala Harris praticamente empatados nos estados que podem decidir a disputa. A probabilidade de um resultado ser contestado por arrastar a contagem de votos por semanas, causando tensão no mercado global.

Além da eleição, investidores também estarão atentos na quinta-feira, quando o Federal Reserve vai anunciar sobre a nova taxa de juros do país. Além disso, balanços corporativos de empresas importantes são aguardados nesta semana.

Outro destaque nos EUA ficou para o fim da greve na Boeing. Os trabalhadores aceitaram a nova proposta da empresa e encerraram a paralisação que durou 53 dias.

Nas commodities, o ouro estava na estabilidade, US$ 2,746 por onça. O petróleo do tipo Brent subia 0,2%, a US$ 75,2 o barril.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valores

Mais de Invest

Buffett encerra participação na chinesa BYD após 17 anos de investimento

Ouro bate novo recorde com investidores de olho em cortes de juros nos EUA

Japão na mira de Buffett: investidor amplia participação em um dos maiores conglomerados do país

Techs despencam na Índia e Europa abre em queda com pressão sobre montadoras