Invest

Mercados abrem a semana com pessimismo na Europa e China no radar

No Reino Unido, bonds caíam 3,88% com investidores preocupados com a economia britânica

Luiz Anversa
Luiz Anversa

Repórter

Publicado em 23 de setembro de 2024 às 07h05.

Última atualização em 23 de setembro de 2024 às 07h05.

O euro recuava 0,5% no início desta segunda-feira (para US$ 1,11) e os rendimentos dos títulos alemães para 10 anos caíam 2,16% após o PMI de serviços na França vir menor que o esperado pelo mercado. Na Ásia, os índices de ações subiram depois que a China anunciou planos para um raro briefing econômico na terça-feira, além de cortar uma taxa de juros de curto prazo.

Após a diminuição dos juros nos EUA na semana passada, os investidores estão aguardando comentários dos membros do Fed, incluindo os presidentes regionais Raphael Bostic e Austan Goolsbee na segunda-feira.

Na China, qualquer sinal de que algum estímulo está a caminho pode impulsionar os mercados de forma mais ampla após dados decepcionantes levantarem preocupações de que o país não atingirá sua meta de expansão anual (5%), de acordo com a Bloomberg.

Piora na França

A economia francesa experimentou uma forte desaceleração pós-Olimpíadas em setembro, com o PMI Composto caindo de 53,1 para 47,4 neste mês, segundo dados divulgados nesta segunda-feira.

A turbulência política, desencadeada pelo governo remodelado do presidente Emmanuel Macron minou a confiança dos investidores. O primeiro-ministro Michel Barnier disse que seu novo governo pode aumentar impostos para grandes empresas e os mais ricos na busca para reparar os déficits orçamentários.

Na Alemanha, os sociais-democratas de Olaf Scholz conseguiram brecar o avanço do partido extremista Alternativa para a Alemanha, que parecia estar pronto para vencer no estado de Brandemburgo.

Já a secretária do Tesouro do Reino Unido, Rachel Reeves, deve dar uma "mensagem mais positiva e otimista" sobre o futuro da economia na conferência anual do Partido Trabalhista. Isso ocorre depois que o governo foi criticado por derrubar a confiança dos investidores com mensagens pouco animadores sobre o estado da economia. Mesmo assim, os títulos de 10 anos do governo caíam 3,88% nesta segunda.

Ainda pela Europa, os bancos centrais da Suécia e da Suíça discutem novas taxas de juros nesta semana.. Na sexta-feira, os traders estarão atentos aos dados sobre gastos e renda nos EUA para obter mais pistas sobre a força da economia após o corte de 50 pontos-base na taxa da semana passada.

Acompanhe tudo sobre:Títulos públicosbolsas-de-valores

Mais de Invest

Por que está mais difícil de prever crises nos Estados Unidos

Por que empresas de robotáxi chinesas não foram bem recebidas na bolsa

Tesla segue roteiro da Berkshire. Mas Elon Musk pode ser novo Buffett?

Mega-Sena: resultado do concurso 2.938; prêmio é de R$ 55 milhões